CBF define potes e formato do sorteio da segunda fase da Copa do Brasil 2026

Sorteio acontece na quarta-feira, dia 28, e define confrontos e mandos de campo

A Confederação Brasileira de Futebol confirmou os potes que serão utilizados no sorteio da segunda fase da Copa do Brasil 2026. A divisão foi enviada às federações estaduais nesta segunda-feira e segue os critérios estabelecidos pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC).

O sorteio que definirá os confrontos da segunda fase e os mandos de campo da primeira etapa será realizado na próxima quarta-feira, dia 28, às 15h, no horário de Brasília. Na ocasião, a CBF também divulgará oficialmente a tabela detalhada da competição e a composição final dos potes.

A segunda fase da Copa do Brasil contará com 88 equipes. Desse total, 74 clubes entram diretamente nesta etapa por meio do critério de classificação via campeonatos estaduais, enquanto os outros 14 vêm da primeira fase do torneio.

Critérios de entrada na Copa do Brasil

O regulamento da competição estabelece três formas de ingresso:

  • clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, que entram diretamente na quinta fase;
  • campeões das copas regionais, além dos vencedores da Série C e da Série D;
  • equipes classificadas por meio dos campeonatos estaduais.

A maioria dos clubes da Série B estreia justamente na segunda fase do torneio.

Cruzamentos definidos por potes

Os confrontos da segunda fase seguem um modelo de sorteio dirigido, com cruzamentos previamente definidos entre os potes:

  • A x H
  • B x G
  • C x F
  • D x E

O mando de campo será determinado de acordo com a ordem do sorteio e um chaveamento previamente estabelecido no regulamento.

Primeira fase começa em fevereiro

A primeira fase da Copa do Brasil será disputada nos dias 18 e 19 de fevereiro, em partidas únicas. Os confrontos terão o mando de campo sorteado pela CBF.

Entre os duelos confirmados estão partidas como Ji-Paraná-RO x Pantanal, Madureira x Baré-RR, Gama-DF x Monte Roraima e Maguary-PE x Laguna-RN, entre outros.

Segunda fase mantém jogos únicos

A segunda fase será disputada nos dias 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março, novamente em jogos únicos. Os 14 classificados da primeira etapa se juntam aos 74 clubes que entram diretamente nesta fase, formando os potes G e H.

Entre os clubes já posicionados no Pote A estão Fortaleza, Juventude, América-MG, Ceará, Cuiabá, Sport e Goiás. No Pote B aparecem equipes como Avaí, Guarani, ABC, Londrina e Novorizontino.

Formato das fases seguintes

A terceira fase será disputada nos dias 11 e 12 de março e contará com a entrada de Ponte Preta, Barra-SC, Paysandu e Confiança, que se juntam aos classificados da etapa anterior. Os confrontos e mandos serão definidos após o sorteio da segunda fase.

Na quarta fase, marcada para 18 e 19 de março, os 24 clubes classificados se enfrentam em jogos únicos, seguindo chaveamento pré-definido.

A partir da quinta fase, prevista para abril e maio, entram os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta etapa, os confrontos passam a ser disputados em jogos de ida e volta, com divisão em dois potes entre melhores e piores ranqueados.

Etapas finais e decisão inédita

As oitavas de final serão disputadas em agosto, seguidas pelas quartas de final ainda no mesmo mês. As semifinais estão marcadas para novembro.

A grande final da Copa do Brasil 2026 será realizada no dia 6 de dezembro e terá um formato inédito: jogo único, com local ainda a ser definido pela CBF. De acordo com o regulamento, a entidade deve anunciar o estádio com pelo menos 30 dias de antecedência.

 

 

 

por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Staff Images /CBF