Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente realiza mais de 180 atendimentos nos primeiros dez dias de funcionamento

Unidade pioneira de gestão estadual concentra serviços jurídicos, médicos e psicológicos voltados a crianças e adolescentes vítimas de violência

Em apenas dez dias de funcionamento, o Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Amazonas (Ciaca) registrou mais de 180 atendimentos. Entre os serviços estão boletins de ocorrência, flagrantes, exames médicos, atendimentos jurídicos e suporte psicológico. O espaço, gerido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), é o primeiro centro do tipo sob gestão estadual e o nono do país.

O governador Wilson Lima destacou que o Ciaca simboliza o compromisso do Estado com a proteção da infância e da adolescência.

Esse espaço é uma ferramenta fundamental que integra, em um só lugar, os serviços necessários para garantir a proteção das nossas crianças e adolescentes. O centro fortalece a rede de proteção e é um exemplo de como o Governo do Amazonas vem trabalhando de forma integrada para cuidar de quem mais precisa”, afirmou o governador.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou o caráter humanizado e a estrutura multidisciplinar do atendimento.

O Ciaca foi pensado para acolher de forma completa. Aqui, a criança ou adolescente tem apoio psicológico, médico e jurídico no mesmo espaço, com conforto, alimentação e alojamento, se necessário. Nossa equipe atua com escuta qualificada e cuidado emocional para que cada caso seja tratado com respeito e sensibilidade”, pontuou.

Atendimento humanizado e integrado

O centro conta com duas Salas Anjos, equipadas para gravação de depoimentos, conduzidos por profissionais capacitados a realizar escuta especializada de vítimas em situação de vulnerabilidade.

Em dez dias, foram registrados 130 boletins de ocorrência, seis flagrantes, 33 exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) e 15 atendimentos pela Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

A titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Mayara Magna, destacou que o modelo do Ciaca reduz a revitimização e agiliza o processo de apuração.

É uma vitória para toda a sociedade ter o Ciaca, porque o atendimento é mais humanizado. As crianças e adolescentes são seres em vulnerabilidade, e o atendimento precisa ser feito por pessoas preparadas. Aqui, temos Defensoria, IML e outros órgãos reunidos, o que torna o acolhimento e as investigações mais rápidas e efetivas”, ressaltou.

Atuação interinstitucional

O funcionamento do Ciaca é resultado de um termo de cooperação técnica entre diversos órgãos estaduais, entre eles:

  • Sejusc (Justiça, Direitos Humanos e Cidadania);

  • SSP-AM (Segurança Pública);

  • SES-AM (Saúde);

  • Seas (Assistência Social);

  • Secretaria de Educação e Desporto Escolar;

  • SEPcD (Direitos da Pessoa com Deficiência);

  • DPE-AM (Defensoria Pública do Estado);

  • TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas);

  • MPAM (Ministério Público do Estado do Amazonas).

O Ciaca é parte de uma estratégia nacional de fortalecimento das redes de proteção à infância, atuando na prevenção e no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, com integração entre assistência social, segurança pública e saúde.

Com informações da assessoria*

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

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