Chuvas fortes geram 32 ocorrências em Manaus na noite deste domingo

Defesa Civil registra alagações, quedas de árvores e risco de deslizamentos. Moradores da Cidade Nova e Cidade de Deus devem observar sinais de instabilidade.

As fortes chuvas que atingiram Manaus na noite deste domingo, 7 de dezembro, resultaram em 32 chamadas de emergência atendidas até 21h50. Os sistemas de monitoramento registraram rajadas de vento de 55 km/h, fator que contribuiu para o volume de incidentes pela cidade.

Bairros mais afetados

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), apontam que os maiores acumulados ocorreram nos bairros Cidade de Deus, com 60 mm; Puraquequara, 52 mm; Santa Luzia, 46 mm; Colônia Antônio Aleixo, 41 mm; e Santa Etelvina, 33 mm. As ocorrências foram recebidas pelo Disque 199 e repassadas às equipes de campo.

Entre os registros estão seis alagações na zona Leste, 15 tombamentos de árvores em diferentes zonas, duas erosões, um desabamento e seis destelhamentos na zona Norte, além de dois riscos de desabar.

Uma das situações mais graves ocorreu na Rua B11, no Conjunto Ajuricaba, Zona Centro-Oeste, onde uma árvore antiga caiu sobre uma casa. No momento do acidente estavam no imóvel uma mulher e um idoso de 92 anos. Ele teve ferimentos leves no joelho e foi levado pelo Corpo de Bombeiros para a casa de familiares. O local foi interditado e a retirada da árvore está prevista para esta segunda-feira (8).

Risco de deslizamentos

O Centro de Monitoramento e Alerta informou possibilidade de corrida de massa nos bairros Cidade Nova e Cidade de Deus, onde a chuva deve continuar nas próximas horas. A orientação é observar rachaduras no solo ou qualquer sinal de movimentação e deixar o imóvel imediatamente se houver indício de instabilidade.

Atendimento emergencial

O Disque 199 permanece ativo 24 horas, assim como o número 98802-3547, para atendimento a situações de risco. As equipes de Defesa Civil e de limpeza urbana seguem mobilizadas para atuar nos locais afetados.

Canais de emergência: 199 e 98802-3547
Regiões com alerta: Cidade Nova e Cidade de Deus
Recomendações: observar sinais de instabilidade e acionar atendimento em caso de risco.