O município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, foi atingido na tarde desta sexta-feira (7) por fortes ventos que provocaram destruição em grande parte da cidade. Segundo a Defesa Civil estadual, até o momento foram confirmadas quatro mortes e 432 pessoas feridas.
Segundo o levantamento preliminar, mais de 50% da área urbana foi afetada. Residências, comércios e prédios públicos sofreram destelhamentos — muitos deles totais —, além de colapsos estruturais em muros e coberturas. A rede elétrica e o sistema de comunicação também foram comprometidos, o que provocou interrupção no fornecimento de energia e dificultou o contato entre as equipes de socorro e os moradores nas primeiras horas após o evento.
A Defesa Civil estima que cerca de 10 mil pessoas tenham sido atingidas pelos ventos. Há 28 desabrigados e 1.000 desalojados. Os desabrigados estão sendo encaminhados para abrigos no município vizinho de Laranjeiras do Sul, com transporte emergencial oferecido pelas autoridades locais.
Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da Secretaria de Saúde foram mobilizadas para a região, que se encontra em situação de emergência. Outros órgãos estaduais e municipais também participam das ações de resgate, atendimento às vítimas e avaliação dos danos.
As autoridades recomendam que a população evite circular por áreas com fiação exposta, estruturas comprometidas ou risco de desabamento, e orientam que qualquer situação de perigo seja comunicada imediatamente à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Freepik/art-pik






