Castro classifica como “sucesso” operação com mais de 130 mortos no RJ

Declaração do governador gera críticas após megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, considerada a mais letal da história do estado
Governador Cláudio Castro durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle - Foto: Rafael Wallace/ Governo do RJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou nesta quarta-feira (29) que a operação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão foi um “sucesso”. A ação, deflagrada na terça-feira (28), resultou oficialmente em 64 mortos, segundo o governo estadual, mas a Defensoria Pública do Rio já contabiliza 132 mortes, entre civis e policiais.

Durante entrevista coletiva, Castro declarou que “as únicas vítimas” foram os quatro policiais mortos na operação. A “Operação Contenção” envolveu cerca de 2.500 agentes e tinha como objetivo cumprir cerca de 100 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho.

O governo informou que foram apreendidos 75 fuzis, pistolas e granadas, além de 81 prisões. A ação foi planejada por dois meses e acompanhada pelo Ministério Público, segundo o governador, que defendeu a operação como necessária para conter o avanço do crime organizado.

Castro também cobrou apoio do governo federal e mencionou pedidos não atendidos para o uso de veículos blindados militares. O Ministério da Justiça afirmou não ter sido informado previamente sobre a operação.

A alta letalidade e as declarações do governador provocaram repercussão nacional e internacional. O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) solicitaram esclarecimentos sobre o cumprimento das diretrizes do Supremo Tribunal Federal (STF) para operações em áreas de comunidades.

Com informações da Jovem Pan News 

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *