A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os mandos de campo da segunda fase da Copa do Brasil de 2026. O futebol amazonense terá quatro representantes nesta etapa da competição: Amazonas, Nacional, Manaus e Manauara, todos classificados diretamente em razão das posições ocupadas no Ranking Nacional de Clubes (RNC).
Entre os clubes do estado, apenas o Manauara atuará como mandante. O Robô da Amazônia recebe o Itabaiana-SE, equipe que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, no estádio da Colina, em Manaus.
Os outros três representantes amazonenses jogarão fora de casa. O Amazonas, melhor ranqueado do estado e terceiro colocado entre os clubes da Região Norte, enfrenta o Imperatriz-MA no estádio Frei Epifânio, no Maranhão. O clube retorna à Série C nesta temporada após o rebaixamento.
O Manaus terá compromisso no Tocantins, onde encara o Capital-TO no estádio Nilton Santos. Já o Nacional-AM visita o Novorizontino no estádio Jorge Ismael de Biasi, conhecido como Jorjão, em São Paulo.
Assim como na fase inicial, a segunda fase da Copa do Brasil será disputada em partidas únicas. Em caso de empate no tempo regulamentar, a classificação será decidida nas cobranças de pênaltis.
Os confrontos desta etapa estão previstos para os dias 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março. Ao todo, 88 clubes participam da segunda fase: 74 equipes melhor posicionadas no ranking nacional, pelo critério 3, além dos 14 times classificados na primeira fase.
Histórico dos clubes do Amazonas
As melhores campanhas dos clubes amazonenses na Copa do Brasil ocorreram em duas edições recentes. Em 2013, o Nacional-AM alcançou as oitavas de final, sendo eliminado pelo Vasco. Já em 2024, o Amazonas chegou à terceira fase e foi superado pelo Flamengo, que posteriormente conquistou o título da competição.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Laiza Balieiro/ Manauara EC






