O coletivo manauara Arte Ocupa recebeu o prêmio na Categoria Arte Urbana na 21ª edição do Troféu Periferia Brasil, realizada no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O evento destacou iniciativas culturais, educativas e sociais que transformam realidades nas periferias brasileiras. Entre os projetos do coletivo está o Colore Mossoró, que realizou escritórios, murais, campeonatos e aulas culturais na comunidade Mossoró, bairro Petrópolis, beneficiando mais de 600 pessoas. Outra ação é a Residência Artística Pretoberâncias, voltada à valorização da arte negra amazônica, oferecendo formação, bolsas e espaços de exposição para artistas visuais da região.
O evento, organizado pela ONG ORPAS (Obras Recreativas Profissionais Artísticas e Sociais) desde 2004, celebrou indivíduos e grupos que geram impacto social por meio da cultura, educação, inovação e mobilização comunitária.
Foi uma alegria imensa estar presente no meio de tantas iniciativas importantes que fazem a diferença nas periferias brasileiras. Acredito que o prêmio concedido às dificuldades superadas e nos deixa ainda mais animados para continuar nossa jornada nas artes”, destacou Marcelo Rufi, co-criador do coletivo.
Fundado em 2021, o Arte Ocupa atua em Manaus com disciplinas urbanas, formações e projetos culturais que fortalecem identidades amazônicas e ampliam o acesso à arte e cultura nas periferias. A atuação do grupo parte da ideia de que bairros periféricos são centros de produção cultural.
Reconhecimento
Os fundadores destacaram a importância do prêmio como reconhecimento do trabalho nas ruas e do impacto das ações junto às comunidades, reforçando o compromisso com a arte, educação e mobilização cultural.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






