Com título da Libertadores, Corinthians garante vaga Copa dos Campeões da Fifa 

O futebol feminino brasileiro segue fazendo história. No último sábado (18), o Corinthians venceu o Deportivo Cali (Colômbia) e garantiu o título da Copa Libertadores Feminina de 2025, reafirmando sua hegemonia continental. Além da taça, a conquista garantiu às Brabas do Timão uma vaga na primeira edição da Copa dos Campeões Feminina da Fifa, torneio interclubes que acontecerá entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, em Londres, na Inglaterra.

A competição será a primeira do gênero organizada pela Fifa e reunirá os melhores clubes do futebol feminino mundial. O Corinthians, atual campeão sul-americano, estreia diretamente na semifinal, contra o Gotham FC, dos Estados Unidos.

Do outro lado da chave, a disputa pela vaga na final será entre Arsenal (Inglaterra), Wuhan Jiangda (China) e um clube da Confederação Africana de Futebol (CAF), cujo representante ainda será definido.

Tricampeonato consecutivo e marca histórica

A classificação para o torneio da Fifa veio coroar mais uma jornada brilhante do Corinthians na Libertadores. A final, realizada no estádio Florencio Sola, em Banfield, Argentina, terminou empatada sem gols no tempo regulamentar. A decisão foi para os pênaltis, onde o time paulista mostrou frieza e eficiência para converter 5 cobranças, contra 3 das adversárias.

O resultado consolidou o sexto título continental da equipe (2017, 2019, 2021, 2023, 2024 e 2025), ampliando ainda mais a supremacia do clube no cenário sul-americano. E mais: o Corinthians se tornou o primeiro time brasileiro da história — entre homens e mulheres — a conquistar três edições consecutivas do torneio, um feito inédito.

Rumo à elite do futebol mundial

A participação do Corinthians na Copa dos Campeões da Fifa marcará um novo capítulo na história do clube e do futebol feminino brasileiro. O torneio é visto como um embrião do que pode se tornar um futuro Mundial de Clubes Feminino, e a presença das Brabas reforça o protagonismo do Brasil na modalidade.

Além do prestígio internacional, a competição representará um grande desafio técnico, já que o elenco alvinegro enfrentará times que também dominam seus respectivos continentes. A estreia contra o Gotham FC, atual campeão da NWSL, promete ser um duelo de alto nível.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus*

Foto: Federico Peretti/Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *