Com Tom Brady e Shaquille O’Neal, FIFA anuncia elenco de personalidades esportivas para sorteio dos grupos da Copa 2026

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo da FIFA 2026 será realizado em nesta sexta-feira,  5 de dezembro de 2025, em Washington D.C., no John F. Kennedy Center for the Performing Arts. O evento marcará a definição dos 12 grupos da primeira edição do Mundial com 48 seleções e terá transmissão ao vivo pelo FIFA.com e pelos parceiros internacionais da entidade, a partir das 12h (14h em Brasília).

A FIFA confirmou que o sorteio será conduzido pelo ex-zagueiro e ex-capitão da Inglaterra Rio Ferdinand, ao lado da apresentadora Samantha Johnson. A dupla será responsável por anunciar os confrontos da fase inicial, seguindo os procedimentos técnicos estabelecidos pela entidade. “Conduzir este sorteio histórico é uma honra inacreditável”, disse Ferdinand.

“Como jogador, eu vivia para esses palcos globais – agora me sinto honrado em desempenhar um papel diferente e especial, ao lado de um elenco incrível, para revelar os 12 grupos de quatro equipes que o mundo inteiro está esperando.”

Entre os nomes que participarão da apresentação estão atletas de diferentes modalidades, convidados para atuar como assistentes do sorteio. A lista inclui Tom Brady, heptacampeão do Super Bowl, Wayne Gretzky, tetracampeão da Stanley Cup, Aaron Judge, sete vezes All-Star da MLB, e Shaquille O’Neal, tetracampeão da NBA. “Participar do sorteio final da Copa do Mundo da FIFA é uma honra incrível – é o tipo de palco global com que todo atleta sonha”, afirmou Brady.

Gretzky também comentou sobre sua participação. “O futebol tem um poder único de unir pessoas de todo o mundo e criar um impacto positivo, e mal posso esperar para ver isso acontecer na América do Norte no próximo ano e nos anos seguintes”, declarou. Judge reforçou a expectativa para a final do torneio, marcada para Nova York e Nova Jersey. “Acompanho o futebol de perto, então participar do sorteio da Copa do Mundo é incrivelmente especial”, disse. “Com a final marcada para Nova York e Nova Jersey – exatamente onde eu jogo – mal posso esperar para ver quais equipes estarão lutando pelo título em nosso próprio quintal.”

O evento também contará com Eli Manning, bicampeão do Super Bowl, que será o responsável pela apresentação do tapete vermelho.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da FIFA*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Reprodução / Essentially Sports / Imago