O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus confirmaram a realização de novos concursos públicos em 2026, com vagas distribuídas em diferentes áreas. Entre os certames anunciados estão seleções para o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Guarda Civil Metropolitana.
O Amazonas deve ter mais de dez concursos públicos previstos para 2026, contemplando órgãos estaduais, municipais e autarquias. Os certames abrangem áreas como meio ambiente, segurança pública, saúde, educação e administração.
Entre os concursos já confirmados está o do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que contará com 159 vagas. Segundo o Governo do Estado, o edital está previsto para dezembro de 2025, com aplicação das provas em 2026. As funções ainda não foram detalhadas.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também realizará seu primeiro concurso público desde a criação da pasta. Serão ofertadas 140 vagas, com edital previsto ainda para 2025 e provas no próximo ano. O certame tem como objetivo fortalecer a atuação da secretaria nas políticas públicas ambientais.
Outro concurso confirmado é o da Guarda Civil Metropolitana de Manaus. A Prefeitura anunciou que o edital deve ser lançado em março de 2026, com a oferta de 590 vagas. A previsão é ampliar o efetivo da corporação para mil agentes até o fim do ano.
Além dos concursos anunciados, outros órgãos já possuem comissões formadas para a realização de novos certames. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc-AM) publicou a formação da comissão em maio de 2024, e o edital ainda não tem data definida.
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) também conta com comissão formada, mas aguarda a apresentação de projeto na Lei de Diretrizes Orçamentárias para definição de vagas e cargos. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) possui comissão desde 2023, com previsão de anúncio da banca em 2025.
Outros concursos com comissão formada incluem o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Amazonas (Creci-AM) e o Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (AmazonPrev), cuja comissão foi oficializada em setembro de 2024.
Há ainda concursos previstos, mas sem data definida, como o da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que solicitou autorização para 59 vagas; da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), que possui quase 15 mil cargos vagos; da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mencionada no orçamento de 2025; e do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), que iniciou o planejamento para um novo certame com vagas para auditor e cargos do Ministério Público de Contas.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






