Construção civil acelera e número de alvarás cresce 5% em 2025

Implurb registra aumento no licenciamento de obras e ampliação da área construída ao longo do ano

A construção civil registrou crescimento no volume de alvarás de construção licenciados em 2025, com alta de 5% em relação ao ano anterior. O resultado foi impulsionado pela emissão de 62 novas certidões no mês de novembro, totalizando 685 documentos expedidos neste ano, contra 654 no mesmo período de 2024, segundo dados do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Além do número de licenças, houve avanço na área total autorizada para novas obras. De janeiro de 2021 a novembro de 2025, foram emitidas 4.262 certidões, que correspondem a mais de 5,5 milhões de metros quadrados licenciados. Somente em 2025, a área aprovada soma quase 830 mil metros quadrados.

Os dados têm impacto direto na atividade da construção civil, setor que apresenta relação direta com a geração de empregos e renda. No cenário nacional, a construção civil cresceu 1,3% no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2025, desempenho superior ao da economia brasileira no mesmo período, que registrou avanço de 0,1%.

Para o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, os números refletem o comportamento do licenciamento urbano ao longo do ano.

“Os números confirmam um crescimento no volume de licenças emitidas. Cada metro quadrado licenciado representa novos empreendimentos e demanda por mão de obra na construção civil”, afirmou.

Segundo ele, os resultados estão associados à organização dos processos de licenciamento.

“Esse desempenho está relacionado a ações de planejamento, desburocratização e segurança jurídica, que orientam o desenvolvimento urbano”, concluiu.

O aumento no número de alvarás e na área licenciada indica a ampliação do volume de obras autorizadas ao longo de 2025, com reflexos diretos na atividade da construção civil e na demanda por mão de obra no setor.

 

 

Com Informações do Instituto Municipal de Planejamento Urbano

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus