O sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado nesta sexta-feira, a partir das 14h (de Brasília), em Washington, capital dos Estados Unidos. O evento deve reunir ex-jogadores e celebridades que participarão da cerimônia.
O Brasil está no pote 1 e, por isso, não enfrenta outras seleções que também são cabeças de chave, como Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Cenários possíveis para o Brasil
Entre todos os continentes, apenas o europeu pode ter duas seleções no mesmo grupo. Isso significa que a seleção brasileira pode enfrentar dois representantes da Europa na primeira fase. Croácia, no pote 2, e Noruega, no pote 3, são possibilidades reais. Já a Itália, atualmente na repescagem, aparece no pote 4. Por outro lado, confrontos como Brasil x Uruguai não podem ocorrer na fase de grupos, já que ambos pertencem à América do Sul.
Pote 2
Algoz do Brasil na Copa do Mundo de 2022, a Croácia pode cair novamente no caminho da Seleção. Os croatas também enfrentaram o Brasil na fase de grupos de 2014, quando perderam por 3 a 1.
Outros adversários de peso também estão no pote 2. Marrocos, sensação do último Mundial ao alcançar a quarta colocação, e o Japão, que venceu o Brasil por 3 a 2 em outubro, aparecem como potenciais obstáculos.
Colômbia, Equador e Uruguai integram o mesmo pote, mas não podem fazer parte do grupo brasileiro. Já Suíça, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Áustria e Austrália completam a lista de possíveis adversários.
Pote 3
O maior risco do pote 3 é a Noruega. Sem grande tradição em Copas, os noruegueses garantiram vaga com goleadas e deixaram a Itália para trás nas eliminatórias europeias. Com Haaland, Odegaard e outros nomes em ascensão, entram como ameaça a qualquer grupo. Curiosamente, o Brasil nunca venceu a Noruega.
Outras seleções presentes no pote 3 são Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4
O último pote ainda não está completamente definido. A Itália disputa a repescagem europeia A ao lado de Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia. Vale lembrar que cada grupo pode ter no máximo duas seleções europeias.
Diante dos possíveis cenários, não está descartada a formação de um grupo pesado, como um com Brasil, Marrocos, Noruega e Itália.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Getty Images






