O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) concluiu nesta terça-feira (23/12) a formação da quarta turma do Curso de Mergulho Autônomo, com 22 novos especialistas. Somando os outros 17 graduados em dezembro de 2024, o Amazonas passa a contar com 62 mergulhadores, um aumento de 169% em relação ao ano anterior.
O crescimento no número de mergulhadores acontece após mais de uma década sem cursos de mergulho promovidos pelo CBMAM. Segundo o comandante-geral, Coronel Orleilso Muniz, a capacitação foi possível graças aos investimentos do Governo do Estado, incluindo a aquisição de equipamentos de mergulho modernos.
“A formação é muito crítica. São quase dois meses de treinamento em condições extremas, considerando a complexidade dos rios amazônicos, que possuem águas barrentas e escuras, exigindo alta especialização”, explicou o coronel Muniz.
O curso teve duração de 40 dias, totalizando 320 horas, e foi realizado em Manaus e Presidente Figueiredo, com apoio de instalações do Exército Brasileiro, Centro de Instrução de Guerra na Selva e Departamento Aéreo da SSP, entre outras.
Entre os 12 módulos do curso estão ações emergenciais de atendimento submerso, mergulho em apneia, intoxicação por gases, técnicas de salvamento aquático, atendimento a acidentes de mergulho e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) aplicáveis no Brasil. A capacitação segue a legislação brasileira e internacional de mergulho profissional e recreativo, com avaliações semanais e nota mínima de 7,0 para aprovação.
Para o aspirante Carlos Durans, a formação é exigente fisicamente, mas traz segurança em operações de busca e salvamento. “São poucos militares aptos a realizar essas atividades, e a capacitação proporciona maior conforto e eficiência na busca de um corpo”, afirmou.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






