Corpo de Bombeiros do Amazonas inicia 4ª turma do Curso de Mergulho Autônomo com 33 participantes

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas iniciou a 4ª turma do Curso de Mergulho Autônomo, com 33 profissionais em formação. A capacitação tem 320 horas e visa ampliar o número de mergulhadores atuando em todo o estado.

Manaus (AM) – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) iniciou, nesta quarta-feira (12/11), as aulas da 4ª turma do Curso de Mergulho Autônomo, uma das formações mais técnicas e exigentes da corporação. Ao todo, 33 profissionais participam da capacitação  sendo 31 bombeiros militares e 2 policiais militares.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, o curso tem como objetivo ampliar o efetivo de mergulhadores em todo o estado e aprimorar as técnicas de resgate subaquático.

“É um curso em que nossos bombeiros aprendem técnicas complexas de operações em águas escuras. Queremos aumentar o número de mergulhadores para fortalecer o atendimento em todo o Amazonas”, afirmou.

Muniz destacou que o aumento do número de profissionais especializados é essencial para a expansão do Corpo de Bombeiros, que já ampliou sua presença de 11 para 22 municípios com bases permanentes.

“Parte desses novos mergulhadores será deslocada para o interior, garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento à população. É mais um investimento do Governo do Estado em segurança e proteção à vida”, completou.

Formação intensa com foco em operações reais

Com 320 horas de duração, o curso tem previsão de 40 dias de atividades práticas e teóricas, realizadas em Manaus e Presidente Figueiredo. As instruções ocorrerão em locais estratégicos, como o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), unidades das Forças Especiais do Exército Brasileiro e o Departamento Integrado de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Segundo o subcoordenador do curso, Daniel Araújo, o treinamento é adaptado às condições específicas da região amazônica.

“As águas da região Norte exigem um preparo diferenciado. Desenvolvemos técnicas próprias ao longo dos anos e agora repassamos esse conhecimento para que os novos mergulhadores deem continuidade à missão aquática da corporação”, explicou.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.