Criança com insuficiência respiratória e idosa com fratura são resgatadas de áreas isoladas de Manaus

As ocorrências contaram com atuação do Dioa, da SSP-AM, e do Samu, que garantiram o transporte e estabilização dos pacientes em estado crítico.

O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou na sexta-feira (18/10) o resgate aeromédico de duas pessoas em comunidades da capital. As ações foram realizadas em apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que solicitou o transporte aéreo para atender às emergências médicas.

Idosa com fratura no quadril foi atendida na comunidade Jatuarana

A primeira ocorrência foi registrada na comunidade Jatuarana, zona rural de Manaus. Uma idosa de 76 anos foi socorrida após sofrer fratura no quadril. De acordo com o coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, a operação exigiu uma logística especial, pois o local onde a paciente se encontrava era de difícil acesso.

“A equipe do Samu precisou utilizar uma embarcação para chegar até a paciente. Após estabilização médica, realizamos o transporte até o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio”, explicou o delegado.

Criança com insuficiência respiratória foi resgatada em Lindo Amanhecer

Na segunda ocorrência, uma criança de 9 anos com crise grave de insuficiência respiratória foi atendida na comunidade Lindo Amanhecer. O transporte aéreo reduziu o tempo de viagem de 6 horas por via fluvial para apenas 22 minutos até a capital.

Segundo a SSP-AM, a criança foi estabilizada pela equipe médica do Samu e levada até a base do Dioa, sendo posteriormente encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, no bairro São José.

Atendimentos fazem parte das operações aeromédicas do Dioa

As operações integram as ações de apoio aeromédico do Dioa, que atua em conjunto com os serviços de saúde para atendimentos de urgência em regiões de difícil acesso no estado do Amazonas.

Com informações da SSP/AM.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *