O Cruzeiro estreou de forma amarga no Mundial de Clubes Masculino de Vôlei, realizado em Belém. A equipe mineira foi derrotada pelo Osaka Blueton, do Japão, por 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/18 e 25/14.
O jogo ficou marcado pela superioridade japonesa. O Osaka se destacou no saque, no bloqueio e na defesa, mantendo controle absoluto das ações. No ataque, o ponteiro Tomita liderou o time com 19 pontos, superando Lopez e Nishida, que marcaram 13 e 11, respectivamente.
Do lado do Cruzeiro, a dificuldade começou no passe, o que prejudicou a eficiência dos jogadores de extremidades no ataque. Aos poucos, a equipe foi perdendo paciência e lucidez.
O treinador Filipe Ferraz tentou alternativas, chegando a formar três ponteiros no segundo set com Wilian, Rodriguinho e Douglas Souza. No terceiro set, foram feitas novas substituições, com Cledenilson e Wilian entrando no lugar de Otávio e Rodriguinho, mas o panorama da partida não mudou.
Douglas Souza foi o maior pontuador do Cruzeiro, com apenas sete pontos, mostrando a diferença de desempenho entre os times.
A equipe mineira, que já conquistou o título mundial em 2013, 2015, 2016, 2021 e 2025, busca a reabilitação nesta quarta-feira (17), às 10h (de Brasília), contra o líbio Swehly Sports Club, campeão africano. A outra equipe do Grupo B é o Sicoma Monini Perugia, da Itália.
Além do Cruzeiro, outros dois clubes brasileiros estão na disputa pelo título em Belém. Pelo Grupo A, o Praia Clube estreia nesta terça, às 17h (de Brasília), contra o Al Rayyan Sports Club, do Catar. O Vôlei Renata, de Campinas, também está na mesma chave e enfrenta o Aluron, da Polônia, na primeira rodada.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro






