Cruzeiros têm passagem por Manaus cancelada após surto de Covid em navios no sudeste

Cruzeiros têm passagem por Manaus cancelada após surto de Covid em navios no sudeste

Sete navios que atracariam em Manaus durante a “Temporada de Cruzeiros 2022” tiveram a passagem cancelada, informou a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), nesta segunda-feira (3).

Na sexta-feira (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de cruzeiros após dezenas de casos de Covid-19 terem sido registrados nos navios MSC Splendida e Costa Diadema.

Em entrevista à Rede Amazônica, o secretário da Manauscult, Alonso Oliveira, informou que a expectativa era que 11 cruzeiros viessem para a cidade durante o ano. Desses, 7 já anunciaram desistência.

A prefeitura esclareceu que os cruzeiros marítimos em operação no Brasil e com casos confirmados de Covid-19 integram a Temporada Nacional de Navios, que não contempla a Amazônia brasileira como destino.

Com o ressurgimento de novos casos de Covid-19 na Europa e em virtude da nova variante Ômicron, a “Temporada de Cruzeiros 2022” em Manaus, que prevê somente cruzeiros internacionais, ainda está em análise pelos órgãos responsáveis.

A prefeitura afirmou que seguirá toda a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, Ministério do Turismo e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesse sentido.

Ainda segundo o secretário, a passagem dos cruzeiros por Manaus injetasse, em média, de R$ 11 milhões a R$ 12 milhões na economia da capital amazonense, durante o período, além do gasto médio do turista.

Com o cancelamento, o setor deve deixar de movimentar a economia e outros meios devem ser discutidos pelos órgãos responsáveis para minimizar o impacto, conforme Oliveira. Ele explicou que já há discussões para ações para fomentar o turismo local.

“Vamos encontrar algumas outras formas, outras variantes de tentarmos potencializar o turismo local. Nós estamos com ações bem adiantadas no Parque Rosa Almeida, lá no Colônia Antônio Aleixo, já foi objeto de uma primeira oficina e não estamos parando por aí”, comentou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *