O projeto “Circo-Escrituras” está com inscrições abertas até 23 de janeiro para curso gratuito de formação em dramaturgia circense no Amazonas. O curso combina encontros presenciais e mentorias online durante quatro semanas, voltado a produção, análise de processos e práticas da cena circense. O programa será realizado no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/Ufam). A carga horária total é de 44 horas, com encontros presenciais às segundas e terças úteis de fevereiro e na primeira semana de março, complementados por sessões online em grupos de cinco participantes.
O curso oferece 20 vagas, sendo dez destinadas a pessoas pretas, indígenas e da comunidade LGBTQIAPN+. Caso não sejam preenchidas, as vagas passam a ampla concorrência. Os inscritos devem enviar uma nota de intenção dramatúrgica de até dez linhas, detalhando ideias ou narrativas que pretendem desenvolver durante a imersão.
O programa é dividido em três módulos: Convergências Divergentes – Circo em Linhas Transversais, Dramaturgias em Cheque – Balançando as estruturas das Circo-Escrituras em Processo e Circotramas compondo um Texto – Proposta de Dramaturgia Circense em Processo. As aulas serão ministradas pelos artistas-pesquisadores Lis Nobre, Yara Costa, Teffy Rojas e Jean Winder, responsáveis pelo Núcleo Amazônico de Pesquisa e Formação em Dramaturgias Circenses.
O curso também prevê a produção de um e-book com os materiais desenvolvidos pelos participantes, que será disponibilizado ao público.
Os interessados em participar das aulas do “Circo-Escritura” devem se inscrever por meio de um formulário online, submetendo uma nota de intenção dramatúrgica de até dez linhas.
Serviço
-
O quê: Circo-Escrituras – Imersão introdutória em produção, análise de processos e práticas de dramaturgia circense
-
Inscrições: até 23 de janeiro, por formulário online
-
Datas do curso: encontros presenciais às segundas e terças úteis, de 2 de fevereiro a 3 de março
-
Mais informações: Instagram @circo__escrituras__
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






