A formação de novos agentes da Guarda Municipal de Manaus agora inclui o curso “Movimentos Sociais na Sociedade”, que aborda temas relacionados ao racismo estrutural, direitos humanos e perfilamento social. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Institucionais e de Promoção da Igualdade Racial (Semuripir).
A proposta busca ampliar a compreensão dos agentes sobre as dinâmicas sociais, promovendo uma atuação mais empática e alinhada aos princípios da igualdade e respeito à diversidade. O curso é considerado pioneiro entre as guardas municipais do país.
Ministrado por instrutores como Christian Rocha, o curso aborda aspectos históricos, políticos e sociais do racismo e do preconceito. Entre os conteúdos trabalhados estão o perfilamento racial e os impactos da discriminação na atuação da segurança pública.
Segundo o instrutor, a implementação da disciplina representa um avanço na construção de uma abordagem mais inclusiva e preventiva. Rocha afirma que o contato com os conteúdos tem contribuído para mudanças de postura entre os participantes.
A formação foi introduzida após debates envolvendo casos de abordagem policial, como o episódio ocorrido com jovens skatistas, que foram revistados publicamente pela Guarda Municipal em Manaus. Na ocasião, a Semseg informou que a revista ocorreu após denúncias de uso de entorpecentes, mas nenhuma irregularidade foi encontrada.
Com o novo curso, a proposta é contribuir para a redução de práticas discriminatórias e situações de violência institucional, sobretudo contra jovens negros e moradores de áreas periféricas.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.