Defensoria conclui provas orais do 5º concurso no Amazonas

Resultado será divulgado pela Fundação Carlos Chagas com possibilidade de recurso.

A Defensoria Pública do Amazonas concluiu a terceira fase do 5º Concurso para Defensor Público entre os dias 20 e 23 de novembro em Manaus. A etapa incluiu a banca de heteroidentificação e provas orais para os candidatos classificados nas fases anteriores.

Ao todo, 57 candidatos foram convocados para a fase oral, com registro de três desistências, totalizando 54 participantes avaliados nesta etapa decisiva do certame. Segundo o chefe de gabinete da DPE-AM e integrante da comissão do concurso, Bruno Soré, o cronograma foi cumprido sem intercorrências.

“Graças a Deus, ocorreu tudo bem. Desde quinta-feira, na fase de heteroidentificação, deu tudo certo. Depois, na sexta, no sábado e hoje também, sem nenhum percalço. São dias muito importantes para a Defensoria e para esses candidatos que se preparam há tanto tempo. Agora é aguardar os trâmites e, após a homologação, iniciar as nomeações, conforme a possibilidade orçamentária”, afirmou, no domingo, 23.

Banca de heteroidentificação

A heteroidentificação foi realizada em 20 de novembro, com a participação de cinco candidatos. A comissão avaliou a compatibilidade da autodeclaração com a percepção social, permitindo a inclusão de pessoas negras, indígenas e quilombolas no concurso.

As provas orais ocorreram entre 21 e 23 de novembro. Cada candidato foi avaliado por quatro examinadores em áreas previamente definidas, com arguições de 10 a 15 minutos por examinador. O processo seguiu um sistema de rodízio para agilizar a dinâmica e reduzir o tempo de espera dos candidatos.

Ao todo, 57 candidatos foram convocados, sendo que três desistiram, totalizando 54 participantes. O concurso prevê inicialmente 10 vagas, além de cadastro reserva, com possibilidade de preenchimento de cargos vagos conforme disponibilidade orçamentária.

Próximas etapas

Após a fase oral, o certame seguirá para avaliação de títulos, publicação dos resultados preliminares, abertura de prazo para recurso e homologação final. Os resultados serão divulgados pela Fundação Carlos Chagas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Junio Matos/DPE-AM

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus