A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em parceria com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), lançou uma campanha educativa em vídeo para alertar a população sobre os riscos das fake news e dos golpes virtuais praticados com o uso de inteligência artificial, especialmente por meio de montagens em vídeos e fotos que simulam pessoas reais.
O material, divulgado nas redes sociais, chama atenção logo nos primeiros segundos ao exibir imagens que simulam os atores Tom Cruise e Brad Pitt, recurso utilizado propositalmente para demonstrar como a tecnologia pode ser usada para criar conteúdos falsos, mas visualmente convincentes.
No início do vídeo, a inteligência artificial simula a seguinte fala:
“Quer atendimento com a Defensoria Pública? Eu sou Tom Cruise e vou te ajudar com isso. Eu sou o Brad Pitt e estou aqui hoje pra conversar com vocês sobre o que a Defensoria Pública pode fazer para ajudá-los quando vocês forem vítimas de golpes na internet.”
Em seguida, o próprio vídeo desconstrói a encenação e revela a mensagem central da campanha. Os personagens esclarecem:
“Mas a realidade não é essa. Eu não sou o Brad Pitt, meu nome é Marcelo Pinheiro e eu sou defensor público. E eu não sou o Tom Cruise, eu sou o defensor público Arlindo Gonçalves. E você viu que hoje a inteligência artificial pode ser feita para enganar?”
A campanha segue alertando que qualquer pessoa pode, com relativa facilidade, produzir vídeos que parecem reais, mas não são, prática conhecida como fake ou deepfake. O vídeo orienta o público a ficar atento a sinais como falas estranhas, movimentos artificiais do rosto e, principalmente, a promessas fáceis, frequentemente utilizadas pelos golpistas para atrair vítimas.
“Desconfie de falsas promessas, que com certeza são utilizadas pelos golpistas para tentar atrair vocês. Se você desconfiar ou for vítima de um golpe, procure a Defensoria Pública do Estado do Amazonas. A Defensoria Pública atua na proteção de dados violados e, sobretudo, na proteção dos vulneráveis digitais.”
DERCC entra na parceria
A campanha também conta com a participação da Polícia Civil do Amazonas, por meio do delegado Henrique Brasil, titular do Departamento/Delegacia Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), que reforça os canais oficiais para denúncia.
As denúncias também podem ser feitas pelo disk 181 e 197.
Assista o vídeo
Ver essa foto no Instagram
Com informações da assessoria da DPE/AM*
Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus






