Defesa Civil do Amazonas intensifica preparação integrada para a Cheia 2026

A Defesa Civil do Amazonas realizou reunião técnica com coordenadorias municipais para alinhar ações de prevenção, monitoramento e assistência humanitária para a Cheia 2026, fortalecendo a integração entre Estado e municípios.

A Defesa Civil do Amazonas promoveu, nesta sexta-feira (23/01), uma reunião técnica de alinhamento com coordenadorias municipais para intensificar a preparação para a Cheia 2026. O encontro, conduzido pelo secretário executivo coronel Clóvis Araújo, reforçou a integração entre Estado e municípios e otimizou estratégias de prevenção e resposta humanitária.

O encontro, realizado de forma híbrida na sede da Defesa Civil, buscou refinar estratégias com base no monitoramento contínuo dos níveis fluviais, mobilização de recursos e logística de assistência humanitária. Embora as coordenadorias municipais atuem de forma independente, o alinhamento visa transformar o conhecimento local em uma força conjunta, tornando a resposta a eventos críticos mais ágil e eficiente.

“O trabalho da Defesa Civil é contínuo e respeita as particularidades de cada localidade. Este alinhamento nos permite integrar experiências locais e garantir que a resposta do Estado chegue com mais rapidez e precisão onde é mais necessária”, afirmou o coronel Clóvis Araújo.

O tenente Charlis Barroso, chefe do Centro de Monitoramento e Alerta, destacou que o monitoramento técnico contínuo é essencial para a tomada de decisões. Ele ressaltou que a troca de dados com instituições locais, nacionais e internacionais aumenta a precisão das análises, antecipa cenários de risco e fortalece a emissão de alertas, garantindo maior segurança à população.

Situação atual dos municípios
Atualmente, quatro municípios estão em situação de atenção, 10 em situação de alerta e 48 em normalidade, segundo a Defesa Civil do Amazonas.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.