Defesa Civil emite alerta severo para chuvas intensas em Manaus e municípios do Amazonas

Avisos apontam risco de alagamentos, descargas elétricas e rajadas de vento nesta segunda-feira (29)
Foto: Haliandro Furtado/ Jovem Pan News Manaus

A Defesa Civil do Amazonas emitiu, nesta segunda-feira (29), uma série de alertas para chuvas intensas em Manaus e em municípios da Região Metropolitana e do interior do estado. Os avisos apontam risco de alagamentos, enxurradas, inundações, descargas elétricas e rajadas de vento, com diferentes níveis de severidade.

Para a área urbana de Manaus, foi emitido alerta severo para tempestade local/convectiva. A análise do radar meteorológico da REDEMET indica a aproximação de nuvens com pancadas de chuva de forte intensidade, além de possibilidade de raios e ventos, elevando o risco de alagamentos.

A Zona Leste de Manaus também recebeu alerta severo, com risco de alagamentos. A Defesa Civil orienta a população a evitar contato com água de alagamentos, que pode estar contaminada, e a auxiliar crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

No interior, há alertas moderados para Manicoré e Apuí, com base em imagens do satélite GOES/INMET, que indicam chuvas moderadas a fortes, possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento, além de risco de alagamentos e enxurradas em áreas vulneráveis.

Outros municípios em alerta moderado são Presidente Figueiredo e Novo Airão, conforme análise do radar do CENSIPAM. O aviso aponta pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com risco de alagamentos, enxurradas e inundações.

Já um alerta de nível alto foi emitido para Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru e Manaquiri, indicando chuvas moderadas a fortes, raios, ventos e possibilidade de inundações em áreas suscetíveis.

Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). As autoridades recomendam seguir os planos de contingência locais e evitar deslocamentos por áreas alagadas enquanto os alertas estiverem em vigor.

 

Com informações da Defesa Civil*

Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus