Começa nesta terça-feira (7), em Natal (RN), a 73ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a maior competição do desporto universitário nacional, que segue até o dia 19 de outubro. Representando o Amazonas, uma delegação composta por atletas, técnicos e comissões de diferentes instituições de ensino superior participa do torneio com boas expectativas de desempenho em sete modalidades.
Entre os destaques está o time masculino de vôlei, que pela primeira vez disputará a primeira divisão da competição. Também se destacam as equipes de luta olímpica e handebol masculino, esta última sob o comando do treinador José Carlos Ferreira. O time de handebol, que coleciona títulos em torneios regionais e nacionais, conquistou o acesso à elite dos JUBs em 2022 e busca retornar à categoria principal este ano.
Além das modalidades citadas, os representantes do Amazonas também disputarão provas de basquete masculino, natação, taekwondo e luta livre. A expectativa é de que os atletas avancem às fases decisivas e conquistem medalhas para o estado.

A instituição, que participa da competição com a maior agremiação entre as universidades amazonenses, conta com 62 atletas inscritos e atua com apoio técnico e acadêmico por meio de bolsas de estudo, fornecimento de uniformes e suporte às equipes.
“Por meio do Programa de Incentivo ao Esporte, desenvolvido pela Fundação Nilton Lins, em parceria com a Universidade e as escolas, os alunos/atletas que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, além de suporte técnico e uniformes para as competições.”
A programação dos JUBs 2025 também incluiu, nesta semana, uma reunião presencial do Conselho de Instituições de Ensino Superior da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), realizada em Natal. O encontro contou com a participação de representantes de universidades de diversas regiões do Brasil, que discutiram temas como o calendário de 2026, parcerias institucionais e a criação de um grupo de trabalho voltado à conciliação entre carreira esportiva e acadêmica.
O Conselho de Instituições de Ensino Superior da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), composto pelo Presidente da CBDU Alim Rachid Maluf Neto, o vice-presidente, Luciano Atayde Costa Cabral, Profª Janaína Maciel Braga (Nilton Lins-AM), Profª. Mariana Ribeiro Pires (Udesc- SC), Profª. Sâmia Cruz da Silva (Uniateneu – CE), Prof. Pedro Ivo Barbosa dos Santos (UNB – DF) e Profª. Carlos Hermógenes Brasil Oliveira Rodrigues (Uninassau-PE), se reuniu presencialmente em Natal para tratar pautas importantes da competição, deliberar sobre o calendário 2026, discutir sobre as parcerias institucionais e organizar um grupo de trabalho para dupla carreira.
De acordo com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), o evento deste ano reúne aproximadamente 7 mil estudantes-atletas de 312 instituições de ensino superior de todo o Brasil. No total, 22 modalidades estão em disputa, incluindo esportes eletrônicos como Futebol Eletrônico, League of Legends e Counter Strike, entre outros.
Com um histórico crescente de participação e desempenho, a delegação amazonense se fortalece a cada edição dos JUBs e reforça a importância do esporte universitário como ferramenta de inclusão, formação e desenvolvimento de talentos na região Norte.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Divulgação