Detran-AM contabiliza 402 infrações de trânsito durante fiscalização no réveillon em Manaus

Ações de fiscalização do Detran-AM durante o réveillon resultaram no registro de 402 infrações de trânsito em avenidas de grande fluxo da capital. A operação ocorreu entre a noite de 31 de dezembro e a madrugada de 1º de janeiro, com apoio de órgãos estaduais.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 402 infrações de trânsito durante a Operação Final do Ano Seguro 2025, realizada entre a noite de 31 de dezembro e a madrugada de 1º de janeiro, em avenidas com grande circulação de veículos em Manaus.

A Operação Final do Ano Seguro 2025 foi coordenada pelo Detran-AM, por meio da equipe de Fiscalização, com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). As blitze foram montadas estrategicamente durante o feriado de réveillon nas avenidas Governador José Lindoso, Torquato Tapajós, Max Teixeira, Avenida do Turismo, Coronel Teixeira, Constantino Nery e Cosme Ferreira.

Segundo dados do Detran-AM, a infração mais registrada foi dirigir sob influência de álcool, com 66 ocorrências. Outros 28 condutores se recusaram a realizar o teste de alcoolemia. Também foram registradas infrações como conduzir motocicleta sem capacete (42), dirigir sem habilitação (27), dirigir com calçado impróprio (25), conduzir veículo sem equipamento obrigatório (24) e permitir que pessoa não habilitada conduzisse o veículo (21).

A fiscalização também identificou casos de motociclistas transportando passageiros sem capacete (21), veículos sem placa de identificação (8) e veículos com descarga livre (8).

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, a operação teve foco na redução de acidentes e vítimas no trânsito durante o período festivo, com ações de fiscalização e orientação aos condutores.

A secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, informou que a secretaria atuou de forma integrada desde o dia 23 de dezembro para atender demandas relacionadas ao período e reforçou a importância do cumprimento das leis de trânsito para evitar acidentes.

O diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, destacou que as ações de fiscalização continuarão ao longo de 2026, com operações voltadas à segurança viária e à redução de sinistros no trânsito em todo o estado.

 

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.