Detran-AM contabiliza 966 infrações em operações de trânsito realizadas no fim de semana em Manaus

Ações de fiscalização do Detran-AM resultaram no registro de 966 infrações de trânsito entre sexta-feira (09/01) e domingo (11/01), em diversas zonas da capital amazonense, com foco em motocicletas, veículos irregulares e segurança viária.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 966 infrações de trânsito durante operações de fiscalização realizadas entre a noite de sexta-feira (09/01) e o domingo (11/01), em todas as zonas de Manaus, com apoio de outros órgãos estaduais.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, realizou ações integradas de trânsito que resultaram na contabilização de 966 infrações ao longo do fim de semana, entre os dias 09 e 11 de janeiro. As operações ocorreram em diferentes pontos da capital amazonense.

No sábado (10/01), as ações tiveram como foco áreas conhecidas por concentrarem práticas popularesmente chamadas de “rolezinhos” e estabelecimentos conhecidos como “adegas”, localizados principalmente nas zonas leste e norte de Manaus. A operação contou com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), e da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Durante os três dias de fiscalização, foram autuados 491 veículos. Além disso, 90 motocicletas e 12 veículos automotores foram removidos. A operação também identificou três motocicletas com placas adulteradas e possibilitou a recuperação de um veículo com restrição, que foi encaminhado à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário.

Entre as infrações mais registradas pela equipe do Detran-AM estão a condução de motocicleta sem capacete de segurança, com 263 ocorrências, condução de veículo sem equipamento obrigatório (89), dirigir sem habilitação (52), uso de calçados inadequados ao dirigir (46), descarga livre (39), infrações relacionadas à alcoolemia (44) e circulação pela contramão (20).

Representantes dos órgãos envolvidos destacaram que o trabalho conjunto tem como objetivo a prevenção de acidentes, a fiscalização do cumprimento das normas de trânsito e a promoção da segurança viária, além da conscientização dos condutores quanto ao uso de equipamentos de proteção e ao respeito às leis de trânsito.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.