O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Militar, registrou 737 infrações de trânsito entre sexta-feira (02/01) e domingo (04/01) durante operação em todas as zonas de Manaus, com remoção de 112 motocicletas e dez carros que apresentavam risco à segurança viária.
A operação, realizada em todas as zonas de Manaus, identificou que 58,9% das infrações estão relacionadas à imprudência dos condutores, 24,5% à negligência e 16,6% à imperícia.
Entre as infrações mais frequentes, destacam-se:
-
Falta do uso de capacete: 189 casos
-
Conduzir veículo sem equipamento obrigatório: 69 casos
-
Dirigir sem habilitação: 58 casos
-
Alcoolemia: 52 casos
-
Não uso do cinto de segurança: 35 casos
-
Uso de calçado inadequado: 27 casos
-
Descarga livre: 24 casos
-
Permitir condução do veículo por pessoa sem habilitação: 23 casos
-
Lotação excedente: 12 casos
Durante a ação, foram removidos 112 motocicletas e dez carros que apresentavam risco à segurança viária.
Para o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, a operação tem como objetivo preservar vidas e reduzir acidentes de trânsito na capital.
“Em mais um momento estratégico, o Detran Amazonas continua nas ruas por um trânsito seguro. Queremos que, cada vez mais, diminua o número de acidentes e vítimas do trânsito. Por isso, buscamos também a conscientização da população, para que cumpram as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nos ajudem nessa missão em prol da vida”, afirmou Fernandes.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






