Dia M: ação de prevenção à importunação sexual em transportes públicos

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou mobilização em terminais de ônibus, rodoviária e porto hidroviário de Manaus, com distribuição de materiais informativos e orientações à população, reforçando a proteção e a segurança das mulheres no transporte público.

Em alusão ao “Dia M: Mulheres, Mobilidade e Mais Respeito”, uma ação de combate à importunação sexual e outras violências contra mulheres foi realizada nesta terça-feira (02/12) em pontos estratégicos de Manaus, incluindo o Porto Terminal Hidroviário da zona sul, terminais de ônibus e a rodoviária da capital. A iniciativa fez parte da campanha de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A mobilização contou com a presença das equipes da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM/Sejusc), que realizaram abordagens informativas, distribuíram materiais educativos e reforçaram a divulgação de canais oficiais de denúncia. O objetivo foi aumentar a segurança das usuárias e conscientizar a população sobre sinais de violência e formas de prevenção.

Segundo a secretária da SEPM/Sejusc, Syrlan Picanço, as ações tiveram caráter educativo, destacando protocolos como “Não é Não” e “Não Se Cale Mana”, que orientam sobre como agir diante de situações de constrangimento ou violência. “Reforçamos que cada cidadão pode contribuir para um ambiente seguro. Não se calem. Denunciem. O Governo do Amazonas mantém um compromisso firme no enfrentamento à violência contra a mulher”, afirmou.

Distribuição de materiais e orientações

Durante a mobilização, foram entregues exemplares do “Guia Delas: Mulheres seguras em todos os espaços”, lançado no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, em 25 de novembro. O guia apresenta protocolos e diretrizes baseados nas legislações estadual e federal voltadas para a proteção feminina. O material está disponível neste link: Guia Delas.

A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, de promover transportes públicos mais seguros e acolhedores, fortalecendo a rede de proteção, ampliando o acesso a direitos e conscientizando a população sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.