O Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, destaca a importância da leitura desde a infância, afirma Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional (BN). Segundo ele, a leitura contribui para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, estimulando compreensão de diferentes perspectivas.
A BN mantém a Casa da Leitura, aberta em 1993, para formação de leitores e acesso democrático à literatura infantil e juvenil. A unidade funciona na Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Recentemente, a BN inaugurou uma biblioteca hospitalar no Hospital Universitário Antonio Pedro (UFF), visando implementar a biblioterapia. O projeto busca disponibilizar livros para pacientes, acompanhantes e equipes médicas.
A instituição planeja, em fevereiro de 2026, ampliar ações socioeducativas levando livros a adolescentes privados de liberdade. O objetivo é promover leitura em diferentes contextos, além de capacitar a percepção das crianças sobre o uso dos livros.
Especialistas reforçam que o livro potencializa a cognição e fornece recursos para análise crítica da realidade. A literatura de ficção permite que crianças criem narrativas próprias e desenvolvam habilidades de interpretação e raciocínio.
O Dia Nacional do Livro coincide com a escolha do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro pela Unesco, a primeira cidade de língua portuguesa a receber a distinção. A data também reforça políticas públicas para incentivo à leitura em todas as idades.
Com informações da Agência Brasil
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus



