Dólar fecha a R$ 5,33 em dia de instabilidade e expectativa por dados dos EUA

Mercado reage à espera de indicadores econômicos norte-americanos após fim do shutdown; Bolsa recua e encerra abaixo dos 157 mil pontos
Movimentação no mercado financeiro durante sessão marcada por alta do dólar e queda do Ibovespa - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O dólar comercial encerrou a segunda-feira (17) vendido a R$ 5,331, avanço de 0,66%. A alta ocorreu ao longo de toda a sessão e se intensificou nas últimas horas do pregão. A moeda atingiu o maior valor desde 7 de novembro, apesar de ainda acumular queda no mês e no ano.

O Ibovespa também registrou instabilidade e fechou em 156.993 pontos, queda de 0,47%. O índice chegou a recuar 0,73% durante a tarde, mas reduziu as perdas no fechamento.

Sem fatores relevantes no cenário interno, o mercado reagiu principalmente às expectativas envolvendo a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos, após o fim do shutdown que durou cerca de 40 dias. Os investidores aguardam dois indicadores: a ata da reunião de 29 de outubro do Federal Reserve, prevista para quarta-feira (19), e os dados do mercado de trabalho norte-americano, que serão publicados na quinta (20).

As informações devem orientar as projeções sobre um possível corte de juros pelo Federal Reserve em dezembro. Reduções nas taxas das economias avançadas tendem a estimular a entrada de capital em países emergentes, mas a falta de dados recentes gerada pelo shutdown ampliou a volatilidade nos mercados globais.


Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus