O edital do 14º Prêmios Literários Cidade de Manaus 2025 foi publicado nesta quinta-feira, 18 de dezembro, e vai premiar obras literárias inéditas de autores e autoras residentes no Amazonas. A iniciativa é coordenada pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e conta com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
As regras do certame foram atualizadas para garantir que os investimentos sejam direcionados exclusivamente à produção literária amazonense, fortalecendo o incentivo aos escritores locais.
Segundo o presidente do Concultura, Tony Medeiros, a premiação busca valorizar a produção intelectual do estado.
“Os Prêmios Literários Cidade de Manaus reafirmam o compromisso com a valorização da produção intelectual amazonense, fortalecendo nossa identidade cultural e garantindo que a voz dos escritores e escritoras seja reconhecida”, afirmou.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site: https://www.portadaculturamanaus.com.br/editais/premios-literarios
Categorias
O edital contempla dez categorias: romance ou novela; contos; crônicas; poesia; ensaios; memória e/ou jornalismo literário; literatura infantojuvenil; teatro; ensaio sobre tradições populares; e obra de temática amazônica.
Cada autor ou autora poderá se inscrever em apenas uma categoria, com uma única obra, não sendo permitidas inscrições em coautoria. A premiação poderá ser concedida mesmo que haja apenas uma obra inscrita, desde que considerada apta pela comissão julgadora.
Cronograma
O cronograma prevê a publicação oficial do edital no dia 18 de dezembro. A fase de consulta pública e impugnação segue até 23 de dezembro.
As inscrições estarão abertas de 26 de dezembro a 14 de janeiro. A análise das obras ocorre entre 15 de janeiro e 13 de fevereiro, com divulgação do resultado preliminar em 23 de fevereiro. O resultado final está previsto para 9 de março, e o envio da documentação deverá ser feito até 19 de março.
Os Prêmios Literários Cidade de Manaus são um dos principais instrumentos de incentivo à literatura regional e integram as ações de fortalecimento da produção cultural no Amazonas.
Com Informações do Conselho Municipal de Cultura
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus





