Eleições para o parlamento Federal e Estadual serão acirradas, prevê especialistas.

O ano inicia com recesso nas casas legislativas, mas nos bastidores o movimento das articulações políticas estão a todo vapor.

A corrida pelas duas vagas ao Senado, antes apontadas como as que seriam mais disputadas das eleições deste ano, foi alcançada pela disputa das 24 vagas da Aleam.

O motivo está no surgimento de nomes de peso na lista de pré candidatos a deputado estadual.

Nessas eleições surgiram ex-prefeitos do interior do Amazonas, secretários de estado, vereadores de Manaus para citar alguns.

Os atuais deputados estaduais em sua maioria buscando a reeleição, aproveitaram o recesso para visitar suas bases com mais intensidade, buscando aproximação com o eleitorado e acompanhar a aplicação de emendas parlamentares enviadas para determinados municípios em que os parlamentares tem representação.

No entanto para alguns especialistas, o eleitor está mais consciente de sua escolha para representá-lo, algo que está sendo atribuído ao advento das redes sociais, onde se compartilham muitos conteúdos de informação, opinião e críticas da classe política, contribuindo para um olhar mais crítico do eleitor.

Antes este fenômeno era registrado com maior abrangência na capital (Manaus), atualmente com maior cobertura do sinal de internet no interior, refletindo cada vez mais, participação ativa do eleitor.

Os deputados estaduais do Amazonas concluem a atual legislatura com uma atuação tímida diante do executivo, que mantém a maioria em sua base aliada, totalizando quase cem por cento de apoio.

A observação disso se dá pelo protagonismo político do parlamento municipal de Manaus, onde os debates em torno das ações do executivo da capital, se apropria das manchetes do noticiário e pautam as conversas da população Manauara.

Diante desse cenário, os atuais e os novos postulantes ao cargo de deputado estadual, federal e senado terão que usar de muito convencimento e estratégia de marketing e outras “traquitanas” para conquistar o voto do eleitor da capital e interior.

Da redação da Jovem Pan News Manaus – Jackson Nascimento, Coluna Dinâmica da Política