Eleitores têm até 6 de maio para mudar local de votação antes das eleições de 2026

Cadastro biométrico e transferência de domicílio estão entre os serviços disponíveis

Os brasileiros que precisam alterar informações no cadastro eleitoral devem ficar atentos ao calendário: o prazo para realizar mudanças termina em 6 de maio. A medida vale para quem deseja atualizar o local de votação, dados pessoais ou regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral.

As eleições gerais estão marcadas para 4 de outubro de 2026, quando o eleitorado escolherá deputados estaduais e federais, deputados distritais (no caso do Distrito Federal), senadores, governadores e o presidente da República.

Atendimento presencial e online

Os serviços podem ser solicitados diretamente nos cartórios eleitorais, conforme as orientações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado.

Também é possível fazer a atualização pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral disponível no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A plataforma permite encaminhar solicitações sem a necessidade de comparecimento presencial, em muitos casos.

Serviços disponíveis até o prazo final

Até 6 de maio, o eleitor pode:

  • Emitir o primeiro título de eleitor ou solicitar o e-Título;

  • Cadastrar a biometria digital;

  • Transferir o domicílio eleitoral (município onde está inscrito);

  • Atualizar informações cadastrais;

  • Regularizar a situação eleitoral em caso de ausência não justificada ou débitos pendentes.

A recomendação da Justiça Eleitoral é que os cidadãos não deixem para a última hora, evitando filas e eventuais instabilidades no sistema online.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Reprodução / TRE