Empresa no Distrito Industrial de Manaus é multada em mais de R$ 100 mil pelo IPAAM por operar sem licença ambiental

Fiscalização identificou irregularidade em indústria de produtos químicos que funcionava sem Licença de Operação; ação reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a responsabilidade ambiental.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) aplicou uma multa de R$ 100.500 a uma empresa de produtos químicos localizada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, por operar sem a devida Licença de Operação (LO). A autuação foi realizada durante uma ação de fiscalização ambiental na quinta-feira (23/10), quando os técnicos do órgão constataram que o empreendimento mantinha suas atividades sem o documento obrigatório emitido pelo IPAAM — exigência prevista na legislação ambiental federal e estadual.

Diante da irregularidade, foram lavrados Auto de Infração e Termo de Embargo e Interdição, determinando a paralisação imediata das atividades até que a situação seja regularizada.

De acordo com o diretor-presidente do IPAAM, Gustavo Picanço, a operação faz parte das ações permanentes de fiscalização do Governo do Amazonas para garantir o cumprimento das normas ambientais.

“O Governo do Amazonas tem investido em ações de fiscalização que reforçam a responsabilidade ambiental e a legalidade das atividades econômicas. O trabalho do IPAAM garante que o desenvolvimento industrial ocorra de forma sustentável e com respeito à legislação”, destacou o gestor.

O IPAAM reforçou que as fiscalizações seguem diretrizes preventivas e corretivas, com foco na regularização das empresas, mitigação de impactos ambientais e promoção de um modelo industrial sustentável no estado.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp (92) 98557-9454, da Gerência de Fiscalização Ambiental (GEFA). Sempre que possível, o órgão recomenda o envio de fotos ou vídeos para facilitar a apuração da ocorrência.


Com informações da assessoria

Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *