Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 inscritos em Belém, Ananindeua e Marituba farão o primeiro dia de provas no próximo domingo (30). As datas excepcionais foram definidas devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), sediada na capital paraense.
Os locais de aplicação podem ser consultados no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Primeiro dia de provas
No domingo, serão aplicadas as avaliações de linguagens — incluindo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação — e de ciências humanas, que abrange história, geografia, filosofia e sociologia. A redação também integra esta etapa.
O Inep informou que o tema da redação será diferente da aplicação regular, mas seguirá a mesma matriz de correção. A mudança, segundo o órgão, mantém a equivalência entre as notas.
Segundo dia de provas
O segundo dia da aplicação diferenciada ocorre em 7 de dezembro, quando serão aplicadas questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, conforme previsto no edital do Enem 2025.
Equivalência das provas
O Inep explica que a Teoria de Resposta ao Item (TRI) garante a equivalência de dificuldade entre as provas regulares e a aplicação em datas especiais. O método considera a coerência das respostas do participante, de acordo com o grau de dificuldade de cada questão.
Inscrições no Pará
O Pará registrou 289.392 inscrições confirmadas. Entre os inscritos, 185.823 se autodeclararam pardos; mais de 34,9 mil, pretos; e 2,7 mil, indígenas.
O estado tem mais de 83,6 mil concluintes do ensino médio nas redes pública e privada, dos quais 71,59% estudam em escolas públicas.
Por município, Ananindeua tem 26.415 inscritos; Belém, 82.478; e Marituba, 4.614. Os dados constam no Painel do Enem 2025, disponível no portal do Inep, ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Reaplicação
Os participantes dessas cidades que não realizarem as provas em 30 de novembro ou 7 de dezembro por motivos logísticos ou doenças previstas em edital poderão solicitar reaplicação referente ao dia perdido. O prazo vai de 8 a 12 de dezembro de 2025, e os pedidos serão analisados individualmente pelo Inep.
Programa Pé-de-Meia
Estudantes concluintes do ensino médio em 2025 e integrantes do programa Pé-de-Meia receberão incentivo adicional de R$ 200 caso participem dos dois dias de prova. O valor será depositado em conta da Caixa Econômica Federal em nome do aluno.
Resultado e uso da nota
O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro, em data a ser definida pelo Inep.
As notas podem ser utilizadas para acesso ao ensino superior em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições privadas, financiamento estudantil, ingresso sem vestibular, programas de estudo em Portugal, autoavaliação para treineiros e certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência.
Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






