Enem 2025: veja quem pode pedir isenção da taxa e como fazer a solicitação

Estudantes interessados em participar gratuitamente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm agora até o dia 2 de maio para solicitar a isenção da taxa de inscrição. A prorrogação foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após alta demanda registrada nos últimos dias.

Inicialmente, o prazo se encerraria em 25 de abril. Com a ampliação, a expectativa é ampliar o acesso de estudantes ao exame, considerado uma das principais portas de entrada para universidades públicas e programas de acesso ao ensino superior.

Quem tem direito à isenção?

Podem solicitar isenção os candidatos que se enquadrem em pelo menos um dos critérios abaixo:

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada;
  • Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.

Candidatos que faltaram às provas do Enem 2024 também podem solicitar isenção, desde que apresentem justificativa válida para a ausência.

Cronograma atualizado

Com a nova data, o cronograma de isenção e justificativa de ausência ficou assim:

  • Solicitação: até 2 de maio;
  • Resultado: 12 de maio;
  • Período para recursos: 12 a 16 de maio;
  • Resultado dos recursos: 22 de maio.

A isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Mesmo com o benefício aprovado, o candidato deverá realizar a inscrição oficial no período que será divulgado posteriormente pelo MEC.

Como solicitar

Para pedir a isenção, é necessário acessar a Página do Participante no site oficial do Enem, usando o login do portal Gov.br. O estudante deve estar com os documentos atualizados, como comprovante de matrícula e de inscrição no CadÚnico, para validar o pedido.

O MEC reforça que, mesmo com a isenção confirmada, a inscrição no Enem 2025 será obrigatória para garantir a participação nas provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *