A Escola de Capoeira Luta de Libertação promove neste sábado (20), a partir das 14h, o encerramento do ciclo anual de oficinas e atividades formativas no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), em Manaus. O evento é gratuito e aberto ao público. A programação começa às 14h com oficina de Capoeira Regional ministrada por Contramestre Prateado e Contramestra Peteca. Às 15h30, ocorre o batizado e a entrega de cordas (graduação) aos alunos, seguida de apresentação cultural do grupo Samba da Frente Unida às 17h.
Para Dermilson Brasil (Mestre Canário), representante da Escola de Capoeira Luta de Libertação, o encerramento simboliza o fortalecimento da capoeira como prática cultural e educativa.
Esse projeto foi muito importante para favorecer o aprendizado dos alunos e dos praticantes de Manaus, fortalecendo a capoeira como instrumento de formação, identidade cultural e transformação social. A nossa expectativa é de 100 a 150 alunos, juntos da comunidade em geral, reunidos no CCPA, para participar da graduação e aproveitar o Samba da Frente Unida”, destacou.
Carga cultural e educativa
O ciclo anual da escola incluiu oficinas de Capoeira Angola, Capoeira Regional, percussão no atabaque e percussão no pandeiro, além de ações educativas voltadas à valorização da cultura popular. Nesta etapa final, cerca de 100 alunos participam da graduação.
O projeto atua na preservação da cultura popular tradicional, na salvaguarda da roda de capoeira e do ofício dos mestres. Também promove inclusão social e acesso à cultura, especialmente para crianças e jovens de bairros periféricos de Manaus, como Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Tancredo Neves e Novo Aleixo.
O encerramento reforça o compromisso com o fomento à cultura popular e à valorização dos saberes tradicionais, ampliando o acesso da população às políticas públicas culturais do Amazonas.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






