Após uma turnê que passou por nove capitais brasileiras, o espetáculo “Eu Capitu” chega a Manaus com apresentações gratuitas nos dias 25 e 26 de outubro, às 19h30, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro). A montagem propõe uma leitura contemporânea e feminina do clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis, convidando o público a refletir sobre temas como violência de gênero, relacionamentos abusivos, machismo e silenciamento feminino.
Patrocinado pela Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o espetáculo tem texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa. A peça acompanha a história de Ana (Mika Makino), uma jovem que vive em um ambiente de violência doméstica e encontra na leitura de Dom Casmurro paralelos com sua própria vida. Nessa jornada, surge Capitu — agora com voz própria — para revisitar uma das figuras mais icônicas da literatura brasileira.
“O assunto é duro e pesado, então quis falar de forma doce e lúdica, criando um universo simbólico e metafórico”, explica Carla Faour, autora do texto.
A idealização do projeto é de Felipe Valle, que transformou uma experiência pessoal de impotência diante de um caso de violência doméstica em inspiração para a peça.
Oficinas gratuitas integram a programação
Além das apresentações, o projeto oferece oficinas formativas gratuitas para artistas e estudantes.
-
Oficina Petrobras Eu Outra, com Miwa Yanagizawa, acontece no sábado (25/10), das 9h às 13h, no Palacete Provincial. Inscrições: https://forms.gle/dB4oxgNjPn6ebnbE7.
-
Oficina Petrobras Da Ideia ao Projeto, com Bárbara Galvão, será realizada no domingo (26/10), das 13h às 17h, no Teatro da Instalação. Inscrições: https://forms.gle/pSscLpRBjuqDvH1U6
Com informações e fotos assessoria*