Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas, matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio em 2026, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas nos dias 23 e 24 de fevereiro. A solicitação deve ser realizada exclusivamente pela internet.
O benefício é destinado aos candidatos que participarão do PSC 2026 – 1ª Etapa Projeto 2028 e 2ª Etapa Projeto 2027. O pedido de isenção deve ser feito por meio do sistema PSConcursos, disponível no site da universidade.
Para ter direito à isenção, o estudante deve pertencer a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo nacional.
O Processo Seletivo Contínuo é organizado pela Comissão Permanente de Concursos (Compec) da Ufam e é composto por três etapas aplicadas ao longo do Ensino Médio, como forma de ingresso ao ensino superior.
No âmbito da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o projeto “Eu na Universidade” oferece apoio aos estudantes da rede estadual durante as etapas que antecedem os vestibulares públicos. A iniciativa inclui orientação sobre inscrições e solicitação de isenção para processos seletivos como os da Universidade do Estado do Amazonas, da própria Ufam e do Instituto Federal do Amazonas.
De acordo com a organização, a solicitação de isenção será confirmada até a data de publicação do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
A prova do PSC será aplicada no dia 7 de junho, em Manaus e nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Novo Aripuanã, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.
O edital com informações detalhadas sobre o processo seletivo e a documentação necessária está disponível no portal da Ufam.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






