Estudantes de Manaus já podem solicitar gratuidade no transporte coletivo em 2026 a partir de 4 de fevereiro

A Prefeitura de Manaus liberou a solicitação de créditos de gratuidade no transporte coletivo para estudantes da rede pública. O pedido deve ser feito mensalmente pelo aplicativo Sou Estudante Manaus ou pelo site oficial, e mais de 332 mil alunos já estão aptos a solicitar o benefício.

Estudantes da rede pública de Manaus já podem solicitar a gratuidade no transporte coletivo para o ano letivo de 2026. O pedido deve ser feito mensalmente pelo aplicativo Sou Estudante Manaus ou pelo site estudantes.manaus.am.gov.br, utilizando o CPF do aluno.

A medida da Prefeitura de Manaus ocorre às vésperas do início do ano letivo: as aulas da rede municipal começam nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, e as da rede estadual na quinta-feira, 5 de fevereiro. Mais de 332 mil estudantes já estão aptos a solicitar o benefício neste ano.

Os dados dos alunos foram importados automaticamente por meio de integração entre os sistemas educacionais e o Sinetram, responsável pela bilhetagem do transporte. Segundo o município, o procedimento garante agilidade e segurança ao processo, dentro do Cadastro-Recadastro Estudantil 2026, que mantém as diretrizes adotadas em 2025.

Estudantes que já possuíam gratuidade em 2025 e não utilizaram o cartão durante as férias devem realizar a atualização do PassaFácil Estudantil. Para isso, basta encostar o cartão três vezes no validador na primeira utilização de 2026, concluindo a atualização do cadastro.

Outra novidade é que a emissão do cartão PassaFácil Estudantil passa a ser totalmente digital. O estudante pode solicitar o cartão pelos canais virtuais e optar por retirar em terminais de integração ou receber em casa, mediante taxa de entrega. Quem já possui cartão ativo poderá utilizá-lo normalmente.

Estudantes com cadastro validado também têm direito à compra de créditos de meia-passagem, que podem ser recarregados por aplicativos, canais virtuais ou pontos físicos de atendimento.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.