O Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, apoiou o projeto “Conhecer para conservar: a fauna brasileira nos Parques e Museus de Manaus”, realizado por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Márcio Nery. A pesquisa buscou conscientizar sobre a importância das áreas verdes urbanas e a preservação da biodiversidade local.
Formação científica e coleta de dados
Coordenados pela doutoranda e professora de Biologia Diana Nunes de Oliveira, os estudantes aprenderam sobre biossegurança e procedimentos de coleta de dados, incluindo registros fotográficos e vídeos dos animais. O levantamento foi realizado no Bosque da Ciência e no Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).
Durante as atividades de campo, a onça-pintada se destacou entre os animais observados, enquanto os alunos também aprenderam que o peixe-boi é um mamífero aquático e não um peixe, reforçando a importância do conhecimento sobre vertebrados. Para organizar os dados, foram utilizadas anotações sobre características dos animais e placas de identificação disponíveis nos locais de estudo.
Produção de e-book e difusão do conhecimento
O projeto resultou na criação de um e-book com informações sobre 30 espécies de animais vertebrados, incluindo nomes populares e científicos. A primeira versão do livro é simplificada, com previsão de publicação futura por meio de editora.
Os resultados foram apresentados à comunidade escolar por meio de palestras e banners, destacando a importância da conservação das áreas verdes e da fauna urbana. O estudo também foi apresentado no 1º Congresso Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), recebendo premiação e menção honrosa, e no “PETTALKS: O colapso da Amazônia e as Mudanças Climáticas” na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Programa Ciência na Escola
O Programa Ciência na Escola (PCE), da Fapeam, apoia professores e estudantes do ensino fundamental, médio e modalidades especiais, incentivando pesquisas científicas e inovação tecnológica em escolas públicas estaduais e municipais do Amazonas, incluindo Manaus e Tefé. O programa busca estimular a iniciação científica e despertar interesse dos alunos por áreas de pesquisa e conservação ambiental.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






