A chuva forte que atingiu Manaus na madrugada desta segunda-feira, 2, provocou oito ocorrências em diferentes pontos da cidade, incluindo alagamentos, deslizamento de barranco, desabamento de residência, queda de muro e risco estrutural. Os chamados foram registrados nas zonas Leste, Sul, Centro-Sul, Centro-Oeste e Norte, mobilizando equipes da Defesa Civil de Manaus desde as primeiras horas do dia.
Entre os casos mais graves está o desabamento de um muro sobre uma casa no bairro Nova Cidade, na zona Norte. Após vistoria técnica, o imóvel foi considerado sem condições de moradia devido a rachaduras, fissuras e risco de novos desabamentos, e a família precisou deixar a residência.
“A chuva começou ainda de madrugada e houve danos significativos. Em alguns pontos, o risco estrutural exige a retirada imediata das famílias para garantir a segurança”, explicou José Mendes, diretor de Operações da Defesa Civil.
Moradora do imóvel atingido, Kelly Cristina da Encarnação Arruda contou o susto vivido durante a madrugada.
“Eu estava dormindo quando aconteceu. A janela quebrou e os estilhaços caíram em cima da cama. Graças a Deus ninguém se feriu, mas a parte de trás da casa está cedendo e o risco continua”, relatou.
Outro desabamento foi registrado na rua Xingu, no bairro Campo Dourado, também na zona Norte. O morador Miller Marçal da Silva afirmou que a família escapou por não estar em casa no momento do incidente.
“Quando cheguei, encontrei a cozinha destruída, com barro e a parede caída. Perdemos praticamente tudo e tivemos que sair porque não havia mais condição de permanecer no imóvel”, disse.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais indicam que bairros como Redenção (58 mm), Tarumã (54 mm), Santa Etelvina (53 mm), União (43 mm) e Mauazinho (41 mm) registraram os maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas, o que contribuiu para os transtornos.
A Defesa Civil reforça que o Disque 199 funciona 24 horas para registro de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, rachaduras e riscos de desabamento. Em situações de emergência, a população também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






