Exclusiva: Comércio do Amazonas enfrenta desaceleração em 2025 com impacto da inadimplência, juros altos e endividamento das famílias

Fecomércio-AM aponta consumo travado, crédito restrito e crescimento tímido no comércio e serviços, mas destaca reação pontual nas vendas da Black Friday e expectativa mais positiva para 2026

 

O ano de 2025 foi marcado por desafios para o comércio e o setor de serviços no Amazonas.

Em entrevista exclusiva, durante o programa Minuto a Minuto, apresentado pelo jornalista Calbi Cerquinho, o presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM),  Aderson Frota, fez uma análise do cenário econômico local e brasileiro, destacando os impactos do endividamento das famílias, da inadimplência e das altas taxas de juros sobre o consumo.

Segundo o dirigente, o número elevado de famílias endividadas e negativadas restringiu o acesso ao crédito ao longo do ano, o que representou o efeito cascata no baixo registro de compras, consumo e capital de giro para o comércio em geral.

Aderson salientou que, a taxa Selic elevada, embora seja uma estratégia do Banco Central para conter a inflação, acabou encarecendo ainda mais o crédito, já que os bancos incorporam inadimplência e custos operacionais na formação dos juros.

O consumidor negativado perde acesso ao crédito, e isso trava o consumo. Ao mesmo tempo, as empresas enfrentam dificuldade para se financiar e acabam se descapitalizando. Isso fez com que 2025 fosse um ano de crescimento muito pequeno para o comércio e os serviços”.

Apesar do cenário desafiador, o presidente da Fecomércio-AM afirmou ainda que, sinais positivos começão a mudar essa realidade, um exemplo dessa inversão no comércio foi registrada na Black Friday, que apresentou resultados acima do esperado e gerou uma onda de otimismo para o comércio e empresários, indicando uma possível retomada gradual da confiança do consumidor.

Este ano, observamos muita gente comprando na Black Friday. Isso mostra que o consumidor está mais consciente, buscando bons preços e evitando o endividamento excessivo, já que sabe que ficar negativado significa dificuldade de acesso ao crédito”, afirmou.A Black Friday apresentou resultados acima do esperado, indicando melhora na confiança do consumidor e maior cautela com endividamento. Pesquisas da entidade mostraram que os consumidores buscaram ofertas, compararam preços e evitaram compras que comprometessem o orçamento.

 

A Black Friday apresentou resultados acima do esperado, indicando melhora na confiança do consumidor e maior cautela com endividamento. Pesquisas da entidade mostraram que os consumidores buscaram ofertas, compararam preços e evitaram compras que comprometessem o orçamento.

Frota também destacou a importância das pesquisas realizadas pela Fecomércio-AM, que ajudam a orientar o setor produtivo. Antes das datas comemorativas, a entidade consulta os consumidores para identificar intenção de compra, valor médio de gasto e formas de pagamento, permitindo que os comerciantes possam planejar melhor seus estoques.

O Natal é a data mais importante do calendário comercial, seguido pelo Dia das Mães, Dia das Crianças e, em um segundo nível, o Dia dos Pais e o Dia dos Namorados. Por isso, fazemos pesquisas para oferecer informações precisas ao comerciante, ajudando-o a comprar com mais correção”, explicou.

 

O dirigente alertou ainda, para os cuidados com parcelamentos e atrasos nos pagamentos, ressaltando que os juros de mora estão elevados. Segundo ele, o parcelamento deve ser feito apenas quando houver real capacidade de pagamento, reforçando a necessidade de educação financeira e consumo consciente.

Com base nos indicadores recentes e no desempenho das vendas de fim de ano, a expectativa para 2026 é mais positiva. A avaliação do desempenho do Natal deve consolidar esse cenário de retomada gradual, trazendo maior confiança para consumidores e empresários do Amazonas.

 

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus