Exclusiva: 2025 marcado por programas de inclusão, lazer e apoio a atletas do Amazonas

Secretário da Sedel, Diego Américo destaca conquistas ao longo do ano.

O ano de 2025 foi de muitos avanços para o esporte e o lazer no Amazonas. Durante o programa Minuto a Minuto, apresentado pelo jornalista, Caubi Cerquinho,  o secretário de Estado de Desporto e Lazer, Diego Américo, fez um balanço das ações da SEDEL, destacando projetos que ampliaram o acesso à prática esportiva, fortaleceram o lazer e ofereceram oportunidades para todas as idades.

Entre os destaques, o programa “Respirar” atendeu mais de 130 mil pessoas em 2025, oferecendo fisioterapia, atividades físicas e acompanhamento de enfermagem. O projeto, que funciona em 14 núcleos na cidade incluindo escolas, policlínicas, centros de convivência e a Vila Olímpica, também atende idosos com pilates e exercícios de fortalecimento muscular, promovendo saúde e qualidade de vida.

“Nós, quando assumimos a Secretaria, implementamos o Respirar nas escolas, realizando atendimento postural de estudantes da rede pública estadual de ensino. Só neste ano de 2025, tivemos mais de 130 mil atendimentos no Respirar, com mais de 69 mil sessões de fisioterapia, 57 mil participações em atividades físicas e 5 mil avaliações corporais. Expandimos para 14 núcleos de atendimento, incluindo policlínicas, centros de convivência e a Vila Olímpica”, destacou o secretário.

“O Pelci”, voltado para o esporte escolar e de base, já atendeu cerca de 15 mil jovens e inclui modalidades como kart, uma iniciativa pioneira no país. Para 2026, está prevista a expansão do programa com o “Muito Mais Pelci”, que promete ampliar ainda mais a participação dos estudantes.

No Pelci, desde que assumimos, implementamos a modalidade de kart, democratizando a prática esportiva e criando o primeiro projeto público do Brasil nessa área. Estamos trabalhando para, em 2026, implementar o Muito Mais Pelci, trazendo melhorias ao programa”, acrescentou Diego.

Outro destaque é o “Mais Futebol”, que beneficiou 900 alunos em 10 núcleos de Manaus, e o projeto Vila Aberta para Todos, que oferece atividades esportivas gratuitas aos domingos, incluindo caminhada, pilates, zumba, futebol, handebol e atletismo. Para as crianças, a colônia de férias da Vila Olímpica contará com atividades em dois turnos: futebol, basquete, vôlei, jiu-jitsu, atletismo e brincadeiras lúdicas como corrida de saco e amarelinha.

Além das ações de base e lazer, a SEDEL apoiou atletas de alto rendimento, oferecendo suporte técnico e logístico em competições nacionais e internacionais. Entre os destaques estão ginástica rítmica, xadrez e kart, abrindo espaço para novos representantes do Amazonas no Brasil e no exterior.

Quando existe a oferta de programas e políticas públicas, existe também a participação da população. Quando falamos em mais de 500 mil atendimentos no Respirar, estamos falando do equivalente à população de uma cidade inteira na Amazônia Legal”, afirmou o secretário.

As iniciativas de 2025 reforçam o papel do esporte como ferramenta de saúde, inclusão e lazer, mostrando que, quando há oferta de políticas públicas, há também ampla participação da população. Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais o alcance desses programas e continuar incentivando a prática esportiva em todo o estado.


Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus