O secretário municipal de Limpeza Pública Urbana (Semulsp), Sabá Reis, concedeu entrevista ao programa “De Olho na Cidade” da Jovem Pan News Manaus, apresentado por Tatiana Sobreira e Jackson Nascimento, para falar sobre os projetos da secretaria em 2025, os avanços já realizados e o cenário político no Amazonas em ano eleitoral.
Desde que assumiu a Semulsp, Sabá Reis tem apostado em uma gestão que une zeladoria urbana, cuidado ambiental e ocupação inteligente de espaços públicos. Entre as iniciativas, ele destacou a revitalização da av. Getúlio Vargas, transformada em faixa liberada aos domingos, e a construção de espaços culturais e de lazer, como o parque para skatistas embaixo do viaduto do Manoa.
“Eu tenho eletricista, pedreiro, carpinteiro, serralheiro. Tudo o que faço na Semulsp é com a nossa equipe. Não dependo de licitação para cada ação, conseguimos agilizar obras e manutenção da cidade”, afirmou.
A preocupação ambiental também é central na gestão do secretário. Todo o material proveniente da poda de árvores é reaproveitado: “galhos triturados vão para adubação de praças e jardins, enquanto toras maiores são trocadas por tijolos em olarias do Iranduba. Além disso, a Semulsp Ambiental produz vassouras a partir de garrafas PET, fechando um ciclo sustentável de utilização de recursos recicláveis,” disse Sabá.
Sabá Reis ressalta ainda que a limpeza urbana é apenas uma parte da atuação da Semulsp. “Se tem um buraco na rua e eu posso resolver, eu não ligo para ninguém. A Semulsp não é só limpeza, a Semulsp constrói”, disse, citando como exemplo a Rotatória da Cruz Gloriosa e o projeto de Via Sacra que será implantado até a Colônia Antônio Aleixo.
Cenário político e planejamento eleitoral
Em ano eleitoral, o secretário também comentou sobre o PDT e a articulação política no Amazonas. Ele revelou que foi convidado a assumir o diretório municipal e regional do partido, mas confirmou que não será candidato. “Eu não entro na chapa, mas vou estar na rua como se fosse. Quem será candidato a deputado estadual é meu filho, Davi. Eu vou contribuir e colocar o 12 na rua, vamos ter representação em todos os municípios e disputar a Assembleia Legislativa”, explicou.
Sabá Reis detalhou também sobre a negociação entre o Avante e o PDT, em nível nacional, ressaltando que o partido em Manaus seguirá coordenado pelo experiente Luiz Castro, que disputará a Assembleia Legislativa. “Não quisemos fazer nada de forma assodada, por respeito ao Luiz, ao Stone e a todos que estavam aqui. Fomos bem recebidos, abraçados com carinho. O Luiz segue até dezembro como presidente do PDT no Amazonas e depois eu assumo”, comentou.
Compromisso com a cidade e resiliência pessoal
Ao longo da entrevista, Sabá Reis também revelou sua trajetória pessoal e a ligação afetiva com Manaus. Natural de Parintins, ele destacou sua paixão pela cidade e pela transformação de espaços públicos, lembrando que a ocupação e manutenção urbana ajudam a reduzir a marginalidade. “Quando o poder público faz a sua parte, ocupa o espaço, está cumprindo a sua obrigação”, disse.
O secretário relatou ainda sua experiência de superação durante a pandemia, quando passou 40 dias internado, 18 deles em UTI, devido à Covid-19. “Voltar renovado me fez valorizar cada ação que faço pela cidade. Tudo que eu fiz até hoje ainda é pouco”, declarou.
Para 2025, Sabá Reis antecipou que a Semulsp contará com novos equipamentos, como o carro-cesto para podas em altura, garantindo mais segurança aos trabalhadores. Ele reiterou a importância de parcerias com todas as secretarias municipais, reforçando o caráter colaborativo da gestão: “Todas as secretarias da Prefeitura são nossas parceiras. Ninguém faz nada sozinho”.
Por Érick Orteipp, da redação da Jovem Pan News Manaus.






