A atividade física é uma das principais ferramentas para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Mas, para garantir performance e evitar lesões, é fundamental contar com orientação adequada. A avaliação foi feita pela médica do esporte Sabrina Farias durante entrevista ao programa Minuto a Minuto, apresentado por Caubi Cerquinho na Jovem Pan News Manaus (98.7 FM).
Atuando em competições profissionais e de base no Amazonas, especialmente no futebol, Dra. Sabrina representa um avanço importante na medicina esportiva da região — área que ainda tem baixa presença feminina no Brasil.
Participei do treinamento da CBF com 103 médicos e apenas três eram mulheres. É um espaço que ainda está sendo ocupado, mas estamos avançando”, afirmou.
Futebol: esporte de contato e atenção redobrada
A especialista reforça que o futebol exige acompanhamento médico em campo justamente pelas situações de risco: contusões, torções, luxações, tonturas e impactos na cabeça, desidratação por alta temperatura
O atleta quer continuar jogando, mas é preciso respeitar os limites do corpo. Uma lesão simples pode se agravar e tirar o jogador de várias partidas”, alertou.
Base e categoria feminina exigem cuidados diferenciados
Atendendo desde o sub-12 até o profissional, a médica observa que os jovens estão mais suscetíveis a lesões por inexperiência.
No futebol feminino, variáveis fisiológicas também precisam ser observadas:
Cólicas, ciclo menstrual e desconfortos precisam ser manejados com naturalidade e cuidado. É uma realidade diferente do masculino”, explicou.
Medicina esportiva também atende iniciantes
A médica reforça que não apenas atletas de elite precisam de acompanhamento:
Muita gente começa corrida ou academia por conta própria e desenvolve lesões futuras. É importante avaliação e orientação especializada desde o início”, orientou.
Segurança em primeiro lugar
Ao finalizar a entrevista, Dra. Sabrina reforçou que a preparação adequada é o melhor investimento para quem deseja longevidade no esporte:
Seja no esporte profissional ou por saúde, o ideal é buscar avaliação antes de iniciar as atividades. O corpo precisa ser preparado para evoluir com segurança.”
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Gustavo Anthony.




