Uma explosão durante uma festa de Ano Novo na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, deixou pelo menos 10 mortos e mais de 100 feridos, a maioria em estado grave. A polícia local suspeita de uma explosão acidental por conta de um incêndio e descarta, por enquanto, a hipótese de terrorismo, nesta quinta-feira (1°)..
“Contabilizamos cerca de cem pessoas feridas, a maioria em estado grave, e infelizmente várias dezenas podem ter morrido”, declarou o chefe da polícia local, Frederic Gisler.
O Ministério das Relações Exteriores da Itália afirmou ter sido informado pela Suíça que a polícia local acredita haver cerca de 40 mortos.
O fogo ocorreu dentro do bar “Le Constellation”, onde acontecia uma festa de Ano Novo, por volta das 1h30 no horário local. Suspeita-se que uma vela perto do teto ou um rojão possa ter provocado a explosão.
Duas turistas da França que estavam no bar contaram que o incêndio começou após uma garçonete acender velas de aniversário perto do teto de madeira. “O fogo se espalhou pelo teto muito rapidamente”, disse uma delas.
A velocidade das chamas impossibilitou muitas pessoas de deixarem o local a tempo. O embaixador da Itália na Suíça afirmou que autoridades devem levar semanas para identificar os corpos.
O resort de Crans-Montana divulgou uma nota lamentando a tragédia. A estação de esqui costuma ser frequentada por jovens e estrangeiros no fim de ano.
Confira nota:
É com profunda tristeza e grande emoção que enfrentamos o drama ocorrido em nosso destino, na noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro.
Todos os nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias, e expressamos nossos agradecimentos a todas as pessoas e aos serviços que intervieram para prestar socorro, e que continuam a fazê-lo.
Para todas as famílias que buscam informações, a Polícia Cantonal colocou em funcionamento uma linha de apoio pelo número 0848 112 117.
Uma célula de apoio psicológico também foi aberta no Hospital do Valais.
É com profunda tristeza e grande emoção que enfrentamos os acontecimentos trágicos que ocorreram em nosso destino durante a noite de 31 de dezembro de 2025 para 1º de janeiro de 2026.
Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Gostaríamos também de expressar nossa sincera gratidão a todas as pessoas e aos serviços de emergência que prestaram assistência e que continuam a fazê-lo.
Para as famílias que buscam informações, a polícia cantonal disponibilizou uma linha de apoio: 0848 112 117.

Com informações do G1*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






