Expoagro 2025: Amazonas mira a edição mais grandiosa já realizada, diz Daniel Borges

 

Em entrevista ao programa Minuto a Minuto Amazonas, apresentado pelo jornalista Caubi Cerquinho, secretário detalha novidades e expectativas para a 47ª Expoagro

A 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) começa neste domingo, 28 de setembro, e segue até 5 de outubro, no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no km 2 da BR-174, em Manaus. Em entrevista exclusiva ao programa Minuto a Minuto Amazonas, apresentado por Caubi Cerquinho, o secretário de Produção Rural, Daniel Borges, afirmou que a equipe está trabalhando para realizar a maior Expoagro de todos os tempos, com expectativa de movimentar cerca de R$ 230 milhões em negócios no setor primário.

“Nós estamos trabalhando para fazer a maior exposição agropecuária de todos os tempos. Nós já temos a isenção do ICMS para todos os produtos do agronegócio que forem comercializados durante a exposição. Isso é um atrativo tanto para as empresas participarem quanto para os produtores rurais fecharem negócios”, destacou Borges.

Entre as principais novidades, ele ressaltou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) durante o evento, incentivo que deve impulsionar compras, ampliar investimentos e fortalecer diversas cadeias do agronegócio amazonense. A medida é considerada estratégica para atrair novos empreendedores e aumentar a competitividade dos produtores locais.

O secretário adiantou ainda que sete instituições financeiras já confirmaram presença na feira, criando um ambiente propício para financiamentos e fechamento de contratos.

“Nós estamos com sete instituições financeiras participando da nossa exposição agropecuária. E eu acho que o maior negócio, a maior apresentação que a gente tem para a sociedade como um todo é a isenção do ICMS durante essa exposição e as linhas de crédito que nós temos, tanto da nossa Agência de Fomento do Estado do Amazonas quanto das instituições parceiras que estarão fazendo parte da nossa exposição agropecuária também”, reforçou.

Além de impulsionar negócios, a Expoagro aposta fortemente em cultura e entretenimento. A programação inclui a 4ª edição do Festival Artistas da Terra, com mais de 30 atrações regionais, entre shows de forró, pagode, sertanejo e atividades para o público infantil. Toda a agenda será gratuita, com início dos espetáculos sempre a partir das 17h, e o espaço contará com estacionamento no local para receber visitantes de Manaus e do interior.

Outra aposta desta edição é a diversificação das cadeias produtivas, com estandes voltados para piscicultura, fruticultura, produção de mel, bioeconomia e novas tecnologias de manejo sustentável. A expectativa é que a feira funcione como plataforma de inovação, apresentando soluções que conciliem aumento de produtividade e preservação ambiental.

Com essa combinação de negócios, cultura, tecnologia e sustentabilidade, a 47ª Expoagro se consolida como um dos eventos mais importantes do calendário econômico e social do Amazonas, fortalecendo a economia local e projetando o agronegócio regional para todo o país.

Matéria: João Paulo, Da Redação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *