A exposição fotográfica “Amazônia a Olhos Vistos” será aberta ao público no dia 9 de janeiro, no Bosque da Ciência, espaço de visitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus. A mostra reúne 20 fotografias de membros da Rede Bioamazonia, registrando os impactos das mudanças climáticas e das atividades humanas sobre ecossistemas, biodiversidade e comunidades tradicionais da Amazônia.
A mostra foi apresentada inicialmente durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), e traz registros que incluem uma floresta morta de igapó no rio Uatumã, afetada pela barragem de Balbina, e a Coleção Científica Biológica de Invertebrados do Inpa. A curadoria da exposição foi realizada por João Valsecchi do Amaral e Miguel Monteiro, do Instituto Mamirauá.
O Bosque da Ciência receberá a exposição na Ilha da Tanimbuca, onde deve permanecer disponível ao público por um ano. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30, com permanência permitida até às 17h. As visitas são gratuitas, mediante agendamento prévio.
A Rede Bioamazonia reúne institutos de pesquisa e inovação em biodiversidade de Brasil, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia, com o objetivo de integrar capacidades de pesquisa e estimular a bioeconomia amazônica como alternativa ao modelo extrativista convencional.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






