Festas de fim de ano ampliam risco de furtos, e delegado orienta compradores em Manaus

Ação de “lanceiros” aumenta com o movimento no comércio; orientações reforçam cuidados com celulares, comportamento suspeito e compras seguras.

O fim de ano intensifica o movimento em shoppings, ruas comerciais e centros de compras em Manaus. Com o aumento do fluxo de consumidores e a circulação constante de sacolas, celulares e objetos pessoais, também crescem as situações de vulnerabilidade que facilitam furtos, golpes e crimes de oportunidade. Em meio ao cenário mais movimentado, a atenção preventiva se torna fundamental para quem pretende aproveitar o período para realizar compras.

Diante desse quadro, o delegado da Polícia Civil, Marcelo Martins, orienta consumidores e lojistas sobre medidas simples que podem evitar prejuízos. Ele destaca que criminosos costumam se aproveitar da distração típica dessa época, principalmente em áreas de grande concentração de pessoas.

“Nos centros comerciais nós temos a atuação de criminosos que são conhecidos como lanceiros, conhecidos internacionalmente como pickpockets. Esses indivíduos subtraem os objetos sem que as vítimas percebam e essa prática ocorre em diversas partes do mundo, inclusive no Centro da capital amazonense”, explicou.

Entre os alvos mais comuns está o celular. O delegado reforça que o hábito de usar o aparelho enquanto se caminha aumenta o risco de furtos.

“É essencial que o consumidor evite manusear o celular em áreas de grande circulação, especialmente ao caminhar, e procure mantê-lo guardado em bolsos ou compartimentos frontais, de preferência em locais de difícil acesso. Os criminosos costumam agir rapidamente, retirando o aparelho das mãos ou das bolsas quando a vítima está distraída. Por isso, é fundamental manter o telefone sempre seguro”, orientou.

Ele também recomenda atenção redobrada dentro das lojas. Em caso de comportamento suspeito, o delegado afirma que a equipe do estabelecimento deve buscar apoio imediato das autoridades responsáveis.

“O lojista deve acionar os órgãos de segurança para que possamos realizar a abordagem e confirmar se aquela pessoa está ali para cometer um crime”, afirmou.

O delegado ainda reforça a importância de priorizar o comércio formal, que garante nota fiscal e respaldo ao consumidor.

“Assim, o consumidor evita cair em golpes, ser vítima de estelionato ou ser enganado de alguma forma. No comércio informal, existe o risco de pagar por um produto ou serviço sem qualquer tipo de garantia”, concluiu.

Registros e denúncias

Boletins de Ocorrência por furto, roubo ou estelionato podem ser registrados em qualquer unidade policial ou diretamente no 24º DIP, na avenida Manaus Moderna, no Centro. O registro também pode ser feito pela Delegacia Virtual, no endereço delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal.

Denúncias anônimas podem ser encaminhadas pelos números 197, (92) 3667-7575 ou 181, canal da Secretaria de Segurança Pública.

 

Com Informações da Polícia Civil do Amazonas

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus